O sistema de Customer Relationship Management, isto é, de Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um recurso cada vez mais utilizado por empreendedores. O software CRM não figura apenas como uma tendência, mas sim como uma ferramenta básica para que os setores de venda e de marketing de uma empresa se integrem e trabalhem melhor. 

De acordo com um estudo realizado pela Capterra, 47% dos empresários entrevistados afirmaram que o software CRM teve um impacto positivo nos seus negócios. Os aspectos mais significativos, segundo eles, estão na satisfação dos clientes e na sua consequente fidelização. 

Mesmo sabendo da importância da relação com os consumidores, há quem prefira coletar e administrar os dados da clientela por meios analógicos ou não padronizados. Mas eles não são tão eficientes e seguros quanto um programa desenvolvido especificamente para tal tarefa. 

Além do mais, é comprovado que o investimento vale a pena. Para se ter uma ideia, uma pesquisa conduzida pela Nucleus Research concluiu que a cada dólar gasto com o CRM, a empresa recebe um retorno de pelo menos 8,71 dólares. 

Aliar o software CRM com o trabalho de um bom time de vendas é algo que facilita a conquista de novos clientes. Além de manter os ativos e até mesmo reconquistar os perdidos. Por essas e outras, a estratégia é importante tanto para a reputação como para a lucratividade da empresa. 

Então, vamos conhecer mais alguns benefícios em aderir a esse tipo de sistema? A seguir, você confere 5 vantagens práticas das quais pode usufruir. 

5 vantagens de usar um software CRM para conquistar resultados muito melhores 

Leia com atenção os tópicos a seguir. Temos certeza de que pelo menos uma das vantagens citadas acima é tudo que seu time de vendas precisa para otimizar seus resultados. Veja só!

1. Clareza e segurança no armazenamento das informações

Primeiramente, uma das mais notórias vantagens do software CRM está na possibilidade de manter todos os dados sobre seus contatos centralizados em um único local. E isso vale tanto para os dos clientes quanto para os dos demais profissionais e parceiros com os quais sua empresa está conectada. 

Você pode estipular quais são as informações mais importantes a serem registradas. Sejam elas cópias de documentos, histórico de vendas, backup de conversas anteriores, entre outros. A padronização dos registros é prática e muito mais clara quando eles são acessados. 

A segurança das referências armazenadas no sistema também é um diferencial. Você pode liberar ou restringir o acesso a elas para diferentes setores e/ou colaboradores da empresa.  

Por esses dados estarem na nuvem, você pode acessá-los remotamente e atualizá-los em tempo real. Inclusive, isso é excelente para quem realiza visitas aos clientes ou simplesmente quer mais flexibilidade de tempo e espaço. 

2. Empresa organizada = clientes mais satisfeitos  

Em seguida, podemos ver essa organização das informações como algo que repercute diretamente na satisfação dos clientes. Ao contar com uma plataforma que é toda voltada para a excelência no atendimento, isso otimiza a reputação da sua empresa. 

Precisamos ter em mente que a experiência positiva do consumidor é fator decisivo para sua fidelização, fazendo-o retornar mais vezes. Ela também é fundamental para que esse mesmo cliente propague sua marca, seja realizando avaliações positivas ou fazendo indicações para outras pessoas do seu convívio. 

É justamente por isso que o software CRM vai muito além de apenas otimizar e acelerar processos internos. Esse mecanismo influencia toda uma realidade de mercado. Abrir mão de tal tecnologia é um retrocesso que pode vir a colocar a concorrência à frente. 

Entretanto, é claro que o retorno para a produtividade dos funcionários também é grande. O sistema CRM é uma espécie de banco de dados. Ele serve até mesmo como guia para solução de problemas frequentes.  

Afinal de contas, é bem provável que diferentes clientes tenham dilemas parecidos. E eles podem ser resolvidos mais rapidamente com o auxílio dos históricos de procedimentos que forem arquivados na plataforma. 

3. Melhores estratégias de funil e fluxo de vendas 

Não basta somente coletar e conhecer a trajetória individual dos seus clientes até que eles efetuem suas compras. Essas informações salvas no software CRM podem conduzir suas estratégias de funil e fluxo de vendas. 

A ferramenta também pode apontar o caminho mais interessante a ser seguido. Por isso, ter acesso a um programa CRM com BI – Business Intelligence – é um fator crucial. 

LEIA TAMBÉM: Business Intelligence: o que é e como tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

4. Otimização do desempenho da equipe de trabalho 

A melhoria na comunicação dentro do departamento comercial da empresa é um dos resultados proporcionados pelo uso de um software CRM. Independentemente das proporções do negócio, a partilha de dados faz com que todos eles conheçam melhor o público-alvo e a clientela. 

Diversas ligações telefônicas até encontrar a pessoa que tem a informação necessária é algo que pode ser substituído simplesmente pelo acesso ao sistema. Como resultado, acelera processos e permite que a equipe fique focada no que realmente importa.

Ademais, o responsável pela gerência também pode realizar o acompanhamento do desempenho. Assim como o alcance de metas, dentre outros indicadores, com mais agilidade. Relatórios gerados pelo programa são referências para definir estratégias de ação pelas lideranças. Dessa forma, as decisões serão mais assertivas e bem sucedidas. 

5. Integração entre os times de marketing e de vendas 

Investir em campanhas de marketing é algo que pode gerar incertezas. No entanto, com o software CRM, a integração entre diferentes equipes permite cruzar informações e entender melhor as expectativas dos consumidores 

Com dados fidedignos e atualizados, é identificado o perfil do público-alvo mais predisposto a se tornar cliente. Essa qualificação de leads leva à produção de conteúdos relevantes e campanhas mais efetivas. Assim, a divulgação torna-se mais proveitosa.  

Descobrir oportunidades comerciais é uma habilidade que se torna cada vez mais intuitiva com o tempo. Feito o marketing, cabe ao time de vendas entrar em cena e usar as informações armazenadas para fechar o negócio. Muitas vezes, o cliente já está convencido bastando apenas arrematar detalhes sobre as condições de pagamento. 

E então, o que achou das vantagens de aderir a um software CRM como o Tangerin? Faça uma consulta aos planos e preços e crie sua conta gratuita agora mesmo para explorar todas as possibilidades dessa ferramenta.