Afinal, o que é e para que serve softwares empresariais? Primeiramente, é fato afirmar que cada vez mais as ferramentas têm sido necessárias e aplicadas no mundo dos negócios. Afinal de contas, quando falamos em gestão, é importantíssimo contar com recursos digitais capazes de otimizar os processos administrativos de uma companhia. Os sistemas ERP e CRM estão entre essas alternativas mais cotadas para desempenhar essa função.

Como bem sabemos, ambos os programas de gestão garantem mais controle para empresa, cada um à sua maneira. Além, é claro, de reduzirem os custos com recursos humanos e otimizarem o tempo dedicado às atividades gerenciais.

No entanto, é muito comum encontrarmos empreendedores que se veem cheios de dúvidas sobre as características e funções básicas desses sistemas de gestão empresarial. Isso é perfeitamente compreensível, pois as informações podem mesmo confundir – especialmente para quem é leigo no assunto.

É justamente por conta disso que preparamos para hoje um artigo que visa esclarecer tais incertezas. Se você, empresário ou empreendedor, quer saber mais sobre os sistemas empresariais ERP e CRM, saiba que está no lugar certo. Continue conosco até o final e fique por dentro das duas ferramentas e descubra qual é a mais indicada para o seu negócio.

O que é um sistema ERP e por que ele é considerado um software empresarial?

O sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é um software empresarial de gestão mais completo atualmente. Em tradução literal para a nossa língua portuguesa, podemos defini-lo como o Planejamento de Recursos Empresariais.

Em linhas gerais, o que esse programa faz é favorecer o controle financeiro, contábil e fiscal da companhia. Ele integra setores, reunindo informações complementares em um só lugar. Essa centralização permite mais organização no armazenamento de dados operacionais, minimizando os riscos das falhas humanas presentes nos métodos analógicos tradicionais.

Além disso, podemos ainda destacar mais algumas vantagens significativas do ERP:

  • Contenção progressiva nos custos com TI, recursos humanos e retrabalhos;
  • Redução nos prazos de entrega;
  • Aumento da produtividade da equipe de trabalho;
  • Melhoria na gestão de estoque (compra e venda de mercadorias ou matérias-primas);
  • Controle de tributos;
  • Diminuição da dependência por contadores.

Portanto, percebe-se que o sistema ERP está intimamente relacionado aos aspectos financeiros da gestão da empresa. Sua adoção é uma estratégia contábil.

O que é um sistema CRM?

Já o sistema CRM, sigla para Costumer Relationship Management, é um dos softwares empresariais que mais tem se adequado às demandas de mercado atuais no que diz respeito à relação direta com os consumidores. Trata-se da Gestão do Relacionamento com o Cliente, que visa aumentar o número de vendas e, por consequência, a lucratividade da companhia.

Ele reúne informações sobre as vendas efetivadas (ou não), permitindo uma melhor compreensão sobre o perfil do seu público-alvo com base em dados concretos.

As vantagens de adotar um sistema CRM são inúmeras. Dentre elas, a capacidade de:

  • Tornar o ciclo de vendas da empresa mais rápido e mais rentável;
  • Proporcionar um atendimento de excelência para o público-alvo;
  • Conquistar e fidelizar a clientela;
  • Ter embasamento para escolher as estratégias de marketing mais eficientes;
  • Otimizar os procedimentos do setor comercial;
  • Facilitar o trabalho e o treinamento da equipe de vendas;
  • Reduzir o tempo dedicado na busca e no controle de informações e/ou documentos.

Em vista disso, notamos que o sistema CRM permite ações de sucesso, além de gerenciar metas e o rendimento dos vendedores. Sua adoção é uma estratégia comercial para satisfazer o cliente e aumentar os lucros.

Entenda as diferenças entre os softwares empresariais ERP e CRM

Com a análise dos dois softwares empresariais realizada, podemos concluir que:

  • O sistema ERP é uma ferramenta de gestão contábil das informações geradas internamente para otimizar a administração financeira;
  • O sistema CRM é uma ferramenta de gestão comercial para o controle dos clientes e para aumentar as vendas, alcançando as metas de faturamento mensal.

Agora ficou bem mais claro, não é mesmo? Possivelmente você já tenha até escolhido qual dos dois programas atende melhor às suas expectativas e necessidades. Diante disso, o próximo passo é saber qual é o momento certo e como realizar a implementação do sistema.

Quando e como implementar softwares empresariais na sua empresa?

Não importa as proporções do seu negócio e há quando tempo você está atuando no mercado, é sempre importante inovar. Caso contrário, você corre o risco de ficar estagnado enquanto a concorrência dá um ou vários passos à sua frente.

Contudo, o melhor momento de implementar softwares empresariais é logo no momento da concepção da empresa. Isso reduz os seus esforços com a transição e adaptação ao sistema, embora não seja impossível nem complexo realizar o procedimento em companhias que já estão em funcionamento.

De qualquer forma, em ambas as situações, é fundamental contar com empresas sérias e qualificadas para auxiliar você e a sua equipe nessa empreitada. Verifique a reputação e a estabilidade do seu fornecedor no mercado, para ter certeza de que o sistema oferecido conta com recursos realmente eficazes e seguros.

Você já conhece a Plataforma Tangerin?

Se a ideia é profissionalizar o seu empreendimento e adotar um sistema de gestão empresarial que integre os vários setores da empresa e que tenha um CRM nativo e robusto em um só lugar, então você precisa conhecer o software de gestão empresarial Tangerin! Somente ele é capaz de padronizar seus processos financeiros ao passo que também controla e melhora o relacionamento com a sua clientela e otimiza os gastos com as compras.

Sem sombra de dúvidas, o Tangerin é um dos softwares empresariais mais completos e dinâmicos do mercado. Essa plataforma virtual é toda baseada em recursos avançados, como o BI – Business Intelligence, ou seja, Inteligência nos Negócios. Ela foi elaborada com o intuito de reduzir custos e automatizar a gestão empresarial de uma maneira mais ampla e flexível.

Vale a pena conferir os recursos do sistema para compreender melhor os benefícios dos quais a sua empresa irá usufruir contando com essa tecnologia. Afinal, o trabalho de empreendedor e gestores é puxado, mas com a ferramenta certa é possível se livrar de uma série de dores de cabeça e automatizar processos com foco em resultados.

O mercado está dando cada vez mais espaço para quem atua de forma inteligente. Crie agora mesmo sua conta gratuita e comece agora mesmo a explorar novas possibilidades na gestão do seu negócio!