As micro e pequenas empresas (MPEs) são importantíssimas para a economia do nosso país. Elas atuam nos mais variados setores, constituindo a principal fonte de renda de inúmeras famílias. Todavia, muitos desses empreendimentos não ficam ativos por muito tempo. Acabam fechando suas portas, normalmente, por problemas relacionados à gestão, o que um sistema de gestão online propõe evitar.

Nesse sentido, a adoção de ferramentas que ajudem a superar as dificuldades do dia a dia, é muito importante. Não importa qual seja o segmento da empresa, todos querem alavancar seus lucros sem abrirem mão do controle adequado sobre os aspectos administrativos e gerenciais.

O que diversos empreendedores estão se dando por conta é de que podem automatizar e descomplicar esse trabalho utilizando um sistema de gestão online. Eventualmente, surgem diferentes propostas no mercado e o Tangerin figura entre elas.

Ficou curioso para conhecer mais a respeito desse tipo de plataforma? Quer saber os benefícios que elas podem trazer para você enquanto empreendedor? Então, acompanhe conosco os principais ganhos ao utilizarmos um sistema de gestão online. Vamos lá!

5 ganhos de um sistema de gestão online para micro e pequenas empresas

Maior controle do seu negócio como um todo, mais tempo para se dedicar ao estratégico e menos dor de cabeça com o financeiro estão entre as vantagens de implementar um software de gestão online. Confira abaixo quais são os principais ganhos desse tipo de sistema, principalmente se você tem uma pequena empresa.

1. Monitoramento completo das informações

Manter todos os setores nos eixos ao mesmo tempo é um dos maiores desafios de quem está à frente de uma empresa. E convenhamos que planilhas, anotações e bilhetinhos no mural já não são tão eficientes.

A adoção de um sistema de gestão online inteligente é um sinal de amadurecimento do seu negócio. Principalmente, se anseio é o monitoramento completo das informações do negócio.

Continuar mantendo a compilação e organização dos dados sem uma uniformidade de procedimento, leva à falhas de comunicação e decréscimo nas vendas. Por isso, a incorporação de uma ferramenta, elaborada especificamente para o empresário, faz com que ele legitime um padrão em suas práticas.

A análise do que está dando certo e do que precisa ser melhorado é importantíssima. O sistema de gestão online facilita a tomada de decisões estratégicas, tendo como base tudo que foi documentado dentro da plataforma. As negociações com fornecedores, clientes e com os próprios funcionários ficam mais simplificadas e ágeis. Consequentemente, os resultados poderão ser muito mais expressivos.

2. Mobilidade de acesso aos dados

Ademais, o sistema de gestão online proporciona é o acesso remoto aos dados da empresa. Ficar pesquisando por fichários em grandes arquivos de metal não é condizente com o mundo que vivemos hoje, não é mesmo?

Desde a virada do milênio, temos experimentado um avanço anteriormente inimaginável nas tecnologias de informação. Não há razões para não usufruirmos da mobilidade que elas são capazes de oferecer.

A partir de um computador, laptop, tablet ou smartphone, é possível acessar o sistema de gestão via internet e ter toda a visão gerencial da empresa em qualquer lugar. Dispensando o uso de servidores, manutenção e outros itens que acompanham um sistema convencional. Os dados são inseridos e acessados de maneira intuitiva por você ou seus colaboradores. Logo, será mais fácil acompanhar e gerenciar os dados, mesmo à distância, em casa, viajando ou visitando um cliente pessoalmente.

Assim também considerando o investimento mensal, um sistema de gestão online é muito mais barato quando comparado aos sistemas locais, evitando ainda outros inúmeros gastos. A relação entre custo e benefício torna-se exemplar. Você pode inclusive testar esse tipo de plataforma gratuitamente, para ter uma ideia de como funciona antes de contratar o serviço.

3. Maior controle dos setores estratégicos

Cobrir os custos, manter a produção ativa e obter rendimentos viáveis em um negócio próprio é indispensável. Tornar os processos financeiros, de compras e vendas mais ágeis e confiáveis faz-se essencial nesse sentido. Um bom sistema de gestão online com foco em gestão empresarial contempla a solução para essas operações e torna a empresa muito mais rentável.

O sistema de gestão empresarial online permite alinhar as principais atividades da sua empresa para você administrar tudo de um só lugar e sem dificuldade. Tais como:

Gestão financeira: contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, movimentações bancárias, controle de mútuos, desempenho das negociações, entre outros;

Gestão de compras: avaliação dos fornecedores, personalização dos pedidos, controle das notas fiscais, realização de orçamentos, aprovação de cotações, entre outros;

Gestão comercial: relatórios sobre as vendas, estatísticas sobre resultados de investimentos, interações com os clientes, integração com um website, entre outros.

Perceba como são muitos quesitos fundamentais para que um empreendimento mantenha-se no mercado e cresça. Sem o aporte de um sistema de gestão online isso fica bem mais complicado e, por vezes, inviável.

4. Melhor relacionamento com o cliente

O marketing de relacionamento é indispensável para quem deseja estar próximo de seu público-alvo. Com ele, além de conquistar novos clientes, contempla-se aqueles que já fizeram negócios com a marca.

Assim, os clientes tornam-se fiéis usuários e até mesmo divulgadores do produto. Isso fica bem claro quando analisamos perfis de algumas empresas e sua legião de fãs nas redes sociais. Algumas marcas já tornaram-se ícones da cultura pop. Vide o números de likes e comentários em páginas da Nutella, assim como a sua repercussão em vídeos no YouTube, por exemplo.

Alguns sistemas online podem auxiliar o empreendedor a fazer uso das melhores estratégias de Customer Relationship Management (CRM). Os softwares de gestão online CRM são capazes de detectar quais meios são os mais eficientes para aumentar seu cliente. Além disso, também auxiliam no levantamento de informações sobre seus clientes. Assim sua empresa consegue manter um relacionamento mais próximo e assertivo com os mesmos.

5. Otimização do seu tempo e de seus lucros

Aquela premissa de que tornar-se dono do próprio negócio faz a pessoa trabalhar muito mais do que quando era funcionário, é verdadeira. Todavia, o uso de um sistema de gestão online reduz significativamente o tempo que o empreendedor dedica com a burocracia de sua empresa.

Como resultado, muito além de dispor mais momentos de lazer e com a família, conquista-se a serenidade necessária para alçar voos ainda maiores. Ao invés de perder tempo com o operacional, o empresário torna-se um profissional em sua área, tendo mais liberdade para pensar de forma estratégica. Além disso, algumas empresas desses softwares oferecem o suporte completo para gerir seus investimentos e lucros.

Ahh e tem mais! Até mesmo em momentos de crise, esses sistemas permitirão a rápida tomada de decisões para retomada do crescimento. Em resumo, o sistema de gestão online apresenta, de maneira harmoniosa e bem pensada, tudo que a empresa precisa para conquistar o sucesso na área em que se propôs a atuar.

Então, ficou interessado em conhecer mais o funcionamento desse tipo de software? Então entre em contato com o Tangerin e veja se o serviço se encaixa no perfil que você procura!