Muito se ouve falar hoje em dia em sistema de gestão empresarial, no aumento da produtividade e ganho de tempo que esses sistemas trazem para as empresas. Entretanto, alguns micro e pequenos empreendedores ainda ficam confusos sobre o que eles realmente são.

E é exatamente para esclarecer essas dúvidas que esse post existe. Confira aqui o que é o sistema de gestão empresarial e sua importância na empresa. Assim como de que forma ele consegue dar um controle maior ao gestor, tornando tudo mais produtivo. Veja!

O que é sistema de gestão empresarial

O sistema de gestão empresarial é um software que pode ser instalado no seu computador ou implementado via internet para promover a automatização de procedimentos antes feitos manualmente. Ou seja, sistematizar e economizar tempo nas principais atividades organizacionais.

Entretanto, o processo não prejudica a empresa em nada, pelo o contrario apenas beneficia. E o melhor de tudo é que não beneficia apenas ao crescimento da empresa, mas também os funcionários. O trabalho deles fica muito mais simples, dinâmico e com erros reduzidos.

Grande parte dos processos organizações passam a ser feitos através do sistema de gestão empresarial. No qual será possível identificar as necessidades momentâneas. Assim como promover um planejamento de ganhos, lucros, melhorias, aprimoramentos de ideias e metas para o futuro da mesma.

Qual a importância de um sistema de gestão empresarial

Toda empresa que deseja crescer e se estabelecer no mercado deve adotar um sistema de gestão empresarial que possa se adequar ao que ela busca e ao tipo de trabalho que é desempenhado, pela a empresa em questão.

A principal importância de um sistema de gestão empresarial é que ajuda a organizar a empresa como um todo. A informação de todos os setores da empresa ficam concentrados num único lugar.

Além disso, o sistema ajuda a aumentar a produtividade. A partir de sua implementação, você ou seu colaborador não precisará mais buscar as informações em diversas ferramentas, como bloco de notas, planilhas, agendas ou post-its para realizar as tarefas que devem ser realizadas. Ademais, sistemas que possuem inteligência de negócio auxiliam e simplificam a tomada de decisões estratégicas.

Principais benefícios de um sistema de gestão empresarial

  • Agilidade de serviço: o sistema de gestão empresarial promove ao empresário e toda a sua instituição uma agilidade no serviço. Com sua implementação é possível começar a fazer mais em menos tempo, visto que aquilo que gastaria horas e horas para ser contabilizado e processado manualmente, será feito sem esforço.
  • Possibilidade de planejamento estratégico: com o tempo “livre” o gestor consegue visualizar melhor o que precisa ser mudado. Com o sistema de gestão empresarial ele não precisará de grandes investimentos de recursos nem de tempo em pesquisa para identificar suas forças ou fraquezas. Os resultados da organização estarão disponíveis quando ele precisar dentro do sistema. Os sistemas que utiliza inteligência de negócio permitem criar relatórios e métricas que ajudarão no estabelecimento de metas e do planejamento para trazer mais produtividade e qualidade.
  • Visualização de erros de forma ampla: é possível identificar possíveis erros em relação ao presente e ao futuro, como as falhas que possam estar presente na atuação e em alguns procedimento. Um sistema de gestão empresarial permite se antever a isso, possibilitando correções rápidas, antes de trazer prejuízos internos.
  • Controle de melhorias e procedimentos: é possível também enxergar o que tem sido feito e que tem dado certo. Melhor ainda, é possível identificar exatamente o que tem trazido mais lucro para a corporação e, com base nesses dados obtidos, você poderá aprimorar ainda mais esses tipos de atitudes.
  • Controle de estoque: o sistema de gestão também facilita o maior controle dos itens presentes nos estoques. Também é possível conciliar as vendas, evitando a falta de produtos, assim como os processos de manutenção do mesmo.

Modelos de sistema de gestão empresarial existentes

Atualmente existem diversos modelos de sistema de gestão empresarial, tanto de acordo com sua funcionalidade (marketing, financeiro, etc), como de acordo com o segmento da empresa (comercial, ambiental, etc), por isso é importante conhecer quais existem para escolher o seja capaz de suprir suas necessidades empresariais.

Como escolher o melhor sistema de gestão empresarial

Saiba definir seu segmento empresarial

O primeiro passo antes de escolher um sistema de gestão empresarial é saber qual ramo de atuação ela está inserida e quais são suas necessidades.

Depois de ter um mapa detalhado de quais são as principais necessidades da sua instituição, aí sim você pode começar a procurar por um software que consiga se adequar ao que busca.

Conheça a reputação do sistema escolhido

Depois de saber qual tipo de software que você deseja implementar, procure sobre a reputação sobre todos aqueles que você se interessar. Essa pesquisa é muito simples de fazer. Basta analisar o feedback de outros clientes que já fazem a utilização do mesmo, assim como plataformas que avaliam o desempenho de algumas empresas, como o ReclameAqui.

Procure sobre a história da empresa deles, se é uma empresa que tem um crescimento favorável, se são empresários dedicados ao serviço, e quais foram as atribuições qualificativas que eles deram para a empresa em si.

Analise as funcionalidades

Ao estar mais perto de escolher o seu sistema de gestão empresarial, analise as funções integradas ao que você quer escolher. Assim como a possibilidade de integração com outras ferramentas que você deseja utilizar. Agora que você já tem um padrão sobre suas principais necessidades, se torna muito simples procurar por um que realmente possa realizar de maneira eficaz tudo o que você procura.