Foi-se o tempo em que os resultados do trabalho com tentativa e erro norteavam os negócios. O empreendedor precisa direcionar todos os seus esforços no que realmente funciona, sem consumir suas energias e recursos com tarefas desnecessárias ou que podem ser automatizadas. E é nesse contexto que surge a necessidade de usar um sistema de gestão com Inteligência de Negócios.

A quantidade imensa de dados com os quais as companhias precisam lidar nos dias de hoje, também conhecida como Big Data, figura como um dos maiores desafios dos empreendedores. Tamanha é a exigência administrativa, que o montante de informações só se transforma em algo efetivamente relevante se for bem gerido.

Independentemente do porte da empresa, torna-se cada vez mais urgente a otimização dos seus processos desde o princípio. Por contar com as ferramentas adequadas para tal propósito, passam a se destacar os empreendimentos que buscam soluções de BI – Business Intelligence.

Se você quer compreender os caminhos estratégicos de um sistema de gestão com BI, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos bater um papo sério sobre a estruturação desse tipo de sistema, seus diferenciais e principais benefícios. Vamos lá!

Afinal de contas, o que é Business Intelligence?

O termo Business Intelligence (BI), que podemos traduzir como Inteligência de Negócios, refere-se à coleta, análise e sistematização de dados referentes a uma empresa. Com esse processo, eles podem ser esmiuçados e utilizados por quem toma as decisões dentro da companhia para que o faça de maneira assertiva.

Na prática, tal metodologia usa a tecnologia para converter dados brutos em informações úteis. De forma integrada, a infraestrutura proporciona todo o apoio que o empreendedor necessita nas suas atividades quotidianas.

O grande trunfo da Inteligência de Negócios está na padronização de seus métodos. Assim, a qualidade da gestão aumenta consideravelmente. Quer um exemplo?

Considere o seguinte contexto: os arquivos ou computadores de uma corporação contém um amontoado de dados sobre seus clientes. Contudo, não existe uma regra para sua organização. Encontrar itens específicos torna-se praticamente impossível. Então, de que adianta todo esse aparato se não for utilizado? De coisa nenhuma!

É justamente aí que entra a Inteligência de Negócios. Ela ordena e distribui seus registros de forma que eles se tornem inteligíveis e facilmente examinados. Tal cenário, além de mais profissional, também denota o amadurecimento da administração que passará a tomar medidas devidamente fundamentadas.

Motivos para apostar em um sistema de gestão com Inteligência de Negócios

Alavancar os negócios nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, empresas que optam por um sistema de gestão com Inteligência de Negócios possuem em suas mãos um mecanismo que promove ganho de velocidade nas suas respostas e resultados.

Abrir mão dessa tática pode ser um atestado de retrocesso, levando em conta a geração atual que já nasceu conectada à rede. Informação é poder, certo? Então, não há razões para dispensar um recurso que só tem a contribuir e fomentar novas negociações.

E as vantagens não param por aí. A partir de agora, analisaremos 6 motivos pelos quais um sistema de gestão com Inteligência de Negócios, como o Tangerin, faz-se tão essencial.

1. Permite que você conheça seu negócio realmente

O ponto de partida para qualquer administração de sucesso está no acesso à informações devidamente coletadas e organizadas. Isso é o que possibilita consultas rápidas nos momentos em que for necessário tomar uma decisão.

Um sistema de gestão com Inteligência de Negócios fornecem a indicação exata de todo o desempenho decorrente de processos rotineiros da gestão comercial. A partir de qualquer computador ou dispositivo móvel, a qualquer hora e também em qualquer lugar, o empreendedor tem acesso à:

  • Estatísticas de resultados de campanhas de marketing;
  • Relatórios e gráficos que não escondem nada;
  • Cálculos automatizados e margem de crescimento;
  • Motivos de perda de vendas e seu volume;
  • Controle e gestão de projetos;
  • Gerenciamento do desempenho de colaboradores;
  • Registro de ações e atividades diversas;
  • Cadastro de clientes …

2. Facilita a visualização e análise de informações em tempo real

Com navegação rápida e sincronização dos dados na nuvem, a amostragem das informações é rapidamente visualizada. Por conta do processamento de dados, a mensuração de acontecimentos passados e presentes evita gargalos no decorrer das atividades.

As demandas de consumo, o faturamento da empresa, o histórico de vendas, os custos operacionais, dentre outras tantas referências, todas ficam disponíveis para consulta imediata. De fato, o amparo que um sistema de gestão com Inteligência de Negócios propicia é incomparável.

3. Deixa sua equipe por dentro do que está acontecendo

O compartilhamento de informações selecionadas, indispensável para dar suporte à gestão operacional, também é facilitada pelo sistema de gestão com BI. Todos os colaboradores ficam informados sobre os acontecimentos no momento adequado, aumentando sua produtividade.

A integração entre os diferentes setores que compõe a organização também descomplica a comunicação. O impacto positivo nos resultados é certeiro.

4. Dá evidências de seus ganhos e perdas

O sistema de gestão com Inteligência de Negócios identifica rapidamente as fontes de perdas e ganhos. Sem margem para suposições ou “achismos”, o empreendedor conhece onde estão as falhas que precisam ser superadas. Também tem uma noção clara de como agir diante delas.

5. Oportuniza novos negócios a partir do CRM

A obtenção e organização de informações preciosas sobre o comportamento dos compradores também é compilada. Assim, a própria ferramenta é capaz de identificar as melhores oportunidades de venda, aumentando o ticket médio. Aplicar técnicas como cross selling e up selling se torna muito mais fácil com o montante de informações obtidas.

Como se não bastasse, o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da plataforma também dá suporte para a descoberta de tendências entre seus consumidores. Mapeando seus hábitos, encontram-se meios mais apurados de aplicar estratégias de marketing e relacionamento que aumentam o faturamento e fidelizam as vendas.

6. Assegura seu planejamento e a melhoria das tomadas de decisão

Com tudo que observamos até aqui, é fácil deduzir o quão importante é a entrega de dados e resultados do sistema de gestão com Inteligência de Negócios automatizado. A correção e o posicionamento de estratégias baseada neles reduz o risco de obstáculos.

Um sistema desses proporciona uma visão ampla e bem estruturada da corporação em sua totalidade e especificidades. Encontrar o ponto de equilíbrio nunca foi tão acessível. Tudo isso a partir de uma simples tela.

Quer aplicar um sistema de gestão com Inteligência de Negócios na sua empresa? Então não perca tempo e conheça o Tangerin. Crie seu cadastro grátis agora mesmo e se surpreenda!