Investir em técnicas de gerenciamento do relacionamento com o cliente, o chamado CRM (Customer Relationship Management), é algo indispensável nos dias de hoje. Contudo, diante das inúmeras opções de softwares no mercado, nem sempre é simples para o gestor escolher o melhor CRM para empresa.

Tendo em vista que essa é uma responsabilidade e tanto, que vai repercutir no resultado do empenho da empresa para criar um vínculo sólido com seu público-alvo, preparamos algumas orientações. São procedimentos básicos, mas que fazem toda a diferença no desempenho que o programa vai ter no dia a dia da companhia. 

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, reserve 5 minutos para essa leitura. Você vai perceber como o sistema automatizado pode (e deve!) facilitar os seus desafios em um mercado cada dia mais competitivo. Confere só! 

1. Considere suas reais necessidades 

O primeiro passo e um dos mais importantes é avaliar quais são os processos operacionais que demandam do uso do software. Essa lógica se aplica para qualquer sistema, então não poderia ser diferente com relação ao CRM para empresa. Algumas reflexões são imprescindíveis: 

  • Qual é o tamanho da sua companhia? 
  • Quantos funcionários você tem? 
  • Como é o seu ciclo de vendas? 
  • Que vantagens o sistema vai trazer para os seus negócios? 
  • Quais são os principais aspectos a serem melhorados nas suas vendas? 
  • Que tipo de relação você quer priorizar com a sua clientela? 

Isso tudo deve ser levado em consideração pois o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente tem como finalidade essencial a otimização do setor comercial. Desta forma, conhecer a própria realidade é o que vai delinear os caminhos que você pretende trilhar e como o programa vai ajudar nessa tarefa. 

Mas não se engane achando que o sistema é um gasto desnecessário. Muito pelo contrário! Independentemente do nicho e das proporções da sua empresa, essa estratégia é inteligente e quanto antes for colocada em prática, melhor. Assim seus dados ficam todos organizados e bem armazenados. 

2. Avalie as possibilidades de integração e personalização do software 

Passado o primeiro momento, chegou a hora de analisar a fundo os aspectos técnicos do programa. Afinal de contas, o software CRM deve ser uma estratégia pra descomplicar processos operacionais, certo? 

Leve em consideração quais são os principais setores do seu negócio e de que maneira eles precisam conversar entre si. Em seguida, analise se o sistema conta com possibilidades de integração entre setores e se ele pode ser personalizado para contemplar as suas expectativas. 

Quer um exemplo prático? Digamos que o setor de finanças, responsável pelo pagamento dos funcionários, precise de informações referentes a comissões sobre vendas para calcular o salário do mês de cada colaborador. O CRM para empresa pode facilitar esse trânsito de informações do setor de vendas para o setor financeiro. Interessante, não é mesmo? 

Além disso, outras integrações muito importantes dizem respeito ao marketing da organização. A união de informações de marketing e vendas
permite montar um perfil muito mais fidedigno do seu cliente facilita. Dessa forma, fica muito mais fácil e assertivo atrair clientes, manter o relacionamento e até mesmo fechar negócios.

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3. Analise como é feito o armazenamento de dados 

Uma das características dignas de atenção redobrada em um CRM para empresa é a metodologia de armazenamento de dados. Informações são geradas em grandes quantidades diariamente, seja qual for o seu negócio. Se elas não estiverem salvas e protegidas, se torna inviável uma gestão bem sucedida, concorda?

É exatamente por intermédio das informações e históricos acumulados que o gestor poderá compreender que pontos do ciclo de vendas estão funcionando ou enfrentando problemas. A tomada de decisões será mais assertiva se os dados forem consistentes, confiáveis e organizados. 

Algumas das informações que o CRM precisa assegurar são:

  • Cadastro de clientes e histórico de suas interações; 
  • Cadastro e avaliação de fornecedores; 
  • Desempenho das metas e comissões dos colaboradores; 
  • Nível de aprovação e satisfação da clientela; 
  • Monitoramento dos resultados de campanhas de marketing por origem de mídia;
  • Entre outros.

O recomendado é que isso tudo esteja na nuvem. Dessa maneira, você e as pessoas autorizadas poderão acessar os dados onde e quanto quiserem, como em visitas a clientes, por exemplo. Os custos e riscos de segurança também são muito menores do que optar pelo uso de servidores físicos. Pense nisso!

4. Veja se o CRM para empresa oferece relatórios 

Um CRM que realmente está focado em otimizar o dia a dia dos gestores deve oferecer a opção de relatórios periódicos. Esse tipo de documento é imprescindível para saber onde estão as falhas e os acertos, permitindo adequações no seu plano de negócios. 

Contudo, não esqueça que esses relatórios precisam ser simples e eficientes. De nada adianta um amontoado de dados difíceis de decifrar, não é verdade? 

Os sistemas mais modernos de Gestão de Relacionamento com o Cliente geram relatórios e também possuem dashboards interativas que mostram os resultados em tempo real, como metas a serem batidas e o aproveitamento mensal.

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5. Priorize a simplicidade nos procedimentos 

A adoção de um CRM para empresa visa trazer soluções e não maiores preocupações. Portanto, quanto mais simplificada for a interface e os procedimentos dentro do sistema, melhor. 

Você e seus colaboradores precisam de um sistema rápido e prático de usar. Por isso, o ideal é que seja viabilizada a possibilidade de testes gratuitos.  

Uma vez feita a escolha, a implementação também tem de ser feita com toda a orientação possível. Prefira empresas que ofereçam pacotes de implementação detalhados, para que você e sua equipe passem por treinamento.

Por fim, fique de olho nos canais de suporte. Nenhuma tecnologia é totalmente à prova de falhas e dúvidas podem surgir. Ter alguém a sua disposição nesses momentos é fundamental, ainda mais se o acesso for rápido e não burocrático. 

Viu só? São todos aspectos importantes de se observar. Agora você já pode contratar um CRM para empresa com maior segurança.

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