Atingir a prosperidade em sua empresa não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. No início de toda nova empresa no mercado, os donos ou empreendedores investem bastante e até todo esse capital produzir um retorno satisfatório, leva um tempo. Mas as coisas realmente fluem quando se tem bons processos gerenciais.

Para poder gerir adequadamente as atividades e processos pelos quais são responsáveis, são necessárias determinadas “competências” para os vários cargos de gestão. Isto é, aptidões e capacidades muito articuladas e diversificadas entre si e muitas vezes não facilmente classificadas.

Para sua análise, essas habilidades podem ser divididas em cinco categorias sendo uma inovadora no mercado. Vejamos então:

  • habilidades conceituais;
  • habilidades técnicas;
  • habilidades de gerenciamento;
  • habilidades em gerenciar relacionamentos humanos;
  • Software de gestão empresarial inteligente (inovação).

Importância dos processos gerenciais

A importância relativa dessas habilidades em um gerente varia dependendo do tipo de organização, do nível que o gerente ocupa dentro da hierarquia e da função desempenhada. 

Habilidades gerenciais e relações humanas são necessárias na mesma intensidade em todos os níveis gerenciais, enquanto as habilidades técnicas estão diminuindo em importância à medida que os gerentes sobem na escala hierárquica, dando lugar a um aumento na importância das habilidades conceituais.  

As habilidades conceituais

Habilidades conceituais, como habilidades analíticas e capacidade de sintetizar, são aquelas necessárias para adquirir, processar e interpretar as informações necessárias para tomar decisões.  

Um bom entendedor dos processos gerenciais de uma empresa, em sua devida área, sabe reconhecer informações importantes, deduzir elementos significativos para suas decisões, mesmo quando a informação parece insuficiente, ele pode fazer extrapolações do particular para o geral para entender os fenômenos que ocorrem no ambiente que o rodeia.

Esses exemplos são suficientes para mostrar como certas habilidades são importantes no nível de gerência sênior para tomar decisões estratégicas.

As habilidades técnicas

Essas habilidades derivam do conhecimento específico dos aspectos que caracterizam as atividades realizadas dentro da unidade pela qual o gerente é responsável.

A necessidade desse tipo de conhecimento técnico diminui à medida que o gerente sobe na hierarquia. Uma vez que agora ele lida com problemas estratégicos cada vez maiores.

Pelo contrário, é essencial ter essas habilidades para os líderes de primeira linha. Afinal, eles devem supervisionar o trabalho feito por seus funcionários, depois de mostrar como isso deve ser feito.

As habilidades de gerenciamento (processos gerenciais)

As habilidades de gerenciamento ou os processos gerenciais são aquelas que os gerentes precisam para executar funções de planejamento, controle e gestão de recursos. 

Somente aqueles que possuem essas habilidades podem ser capazes de elaborar planos e respeitá-los. Bem como lidar com todas as necessidades burocráticas corretamente.

Na prática, os processos gerenciais são aqueles que possibilitam a implementação das decisões tomadas sobre os méritos das habilidades conceituais. 

As habilidades em gerenciar relacionamentos humanos

As habilidades na gestão das relações humanas, finalmente, são essenciais para manter uma rede de contatos externos. Assim como para gerir os seus empregados, a fim de incentivá-los a alcançar os objetivos da organização.

São, portanto, habilidades necessárias para compreender os outros e para interagir com eles de forma eficaz. Por isso, dentro dessas habilidades, estão também a capacidade de liderança e a capacidade de gerenciar conflitos.

A capacidade de gerenciar conflitos é fundamental. Principalmente porque a vida empresarial apresenta numerosas ocasiões para conflitos interpessoais, indicadores da vitalidade da organização, mas também de problemas não resolvidos.

O gerente deve ter a capacidade de diagnosticar e intervir nos diferentes tipos de conflito que podem derivar do design organizacional. Seja sobre mal-entendidos sobre o conteúdo da comunicação, seja da relação entre os sujeitos que se comunicam ou a comparação de valores.

Os softwares de gestão empresarial inteligente e os processos gerenciais

Obviamente, na administração da empresa, como já vimos, há funções transversais tradicionais ou melhores. Estas são, em particular, aquelas funcionalidades que permitem a gestão dos fluxos presentes em qualquer empresa: a gestão das finanças, de compras, vendas e marketing, por exemplo.

Paralelamente a essas funções, no entanto, existem alguns gestores típicos que caracterizam os setores individuais. Para gerenciar essas necessidades, existem softwares que possuem características específicas e que determinam o nível de qualidade e adequação.

No setor de engenharia de fábrica, por exemplo, um requisito típico é gerenciar as atividades por ordem. Portanto, um bom software de gerenciamento é o que permite dividir custos, receitas e margem nessa perspectiva. Ou seja, é o seu mais novo aliado em processos gerenciais

Na produção, uma necessidade generalizada é gerenciar a lista de materiais e codificar analiticamente artigos e produtos semiacabados. Neste caso, o software a ser escolhido deve oferecer esses procedimentos de maneira completa. 

Tangerin, o seu mais novo software de gestão inteligente

É sabendo de todas essas demandas, que nós queremos lhe apresentar o Tangerin. Esse software é um dos mais completos quando se trata de processos gerenciais para empresas B2B.

Claro, você ainda precisará manter sua equipe de gestão pessoal e mais. Mas com esse software você pode se sentir totalmente seguro com seus recursos em áreas mais valiosas da sua empresa, pois o software inteligente Tangerin lhe proporciona:

  • Execução de ações marketing digital e a mensuração dos resultados do mesmo; (saiba mais)
  • CRM robusto para criação e gestão do relacionamento com sua base de leads e clientes; (saiba mais)
  • Integração total com seu canal/site na internet; 
  • Gerenciamento de suas contas a pagar;  (saiba mais)
  • Gerenciamento de suas contas a receber; 
  • Cadastro de fornecedores, essencial para parcerias; 
  • Importação de notas fiscais de entrada e geração de cadastros de modo automático; 
  • E muito mais!

O Tangerin não falha, principalmente na parte que mais interessa em sua empresa, a financeira.

No fim das contas, sabemos que essa praticidade que a gestão empresarial inteligente traz para a vida dos empreendedores em seus processos gerenciais ajuda-o a ter um maior e melhor controle, até mesmo a distância de seu empreendimento e/ou suas filiais. 

Crie agora mesmo sua conta grátis e confira na prática os benefícios que você acabou de ler. Sem dúvidas, com a ajuda de um software como o Tangerin,você terá uma gestão muito mais simples e organizada, mantendo tudo que precisa num único sistema.