Em termos de empreendedorismo, é imprescindível entender que a venda não termina quando o cliente adquire o produto ou serviço oferecido. É necessário acompanharmos o pós-venda para garantirmos a satisfação do cliente e garantir que ele volte a fazer negócios. Damos à essa prática uma nomenclatura específica, trata-se do follow up. E é  sobre isso que vamos conversar detalhadamente hoje. Entenda-o melhor, já no primeiro tópico.

Mas afinal, o que é follow up?

O termo follow up vem da língua inglesa e pode ser traduzido como acompanhamento. Todavia, se você realmente quer saber o que é follow up no seu sentido completo, é preciso considerar um significado mais amplo. Podemos entendê-lo como continuação, reexame, monitoramento ou verificação.

Isso tudo nos leva a concluir que, quando estamos falando da gestão comercial de uma empresa, o follow up é uma técnica de acompanhamento contínuo dos consumidores de seu produto. Precisamos compreender que o compromisso com o cliente não acaba quando a venda é concluída.

Parece estranho num primeiro momento, não é verdade? Mas, em seguida, você perceberá como isso faz todo o sentido mercadológico.

Sintonia com o cliente

A primeira razão para ficarmos de olho no cliente no pós venda, vem da necessidade de atendermos às suas expectativas. Se ele estiver satisfeito, torna-se um replicador da marca ou do produto. Ponto a favor para o empreendedor!

Caso o consumidor esteja descontente, com o follow up podemos resolver a situação, deixando claro que a empresa não quis se aproveitar dele e que está disposta a resolver suas demandas da melhor maneira possível. Esse também é um meio de reconquistá-lo ou, ao menos, de evitar que seja feita propaganda negativa.

Fóruns de consumidores como o Reclame Aqui são acessados diariamente por milhares de pessoas em busca de referências sobre empresas e produtos. Certamente, você não quer ver sua companhia figurando com menções negativas e recorrentes de pessoas descontentes. Muito menos em rankings com as piores estatísticas ou em comparativos com a concorrência desfavoráveis aos seus negócios.

E, diante de tantos acessos, outras plataformas também estão sendo criadas ou passaram a ser utilizadas com o mesmo intuito. É o caso do Trip Advisor e da controversa página no Facebook intitulada BoicotaSP, apenas para pontuar mais dois entre outros tantos casos análogos.

Para tanto, criar uma boa sintonia entre suas expectativas e as de seu público-alvo é um procedimento básico, contemplado pelas ferramentas de follow up.

Os benefícios dessa estratégia

Agora que você já assimilou o que é follow up e a sua relevância para os resultados de seu empreendimento, vamos adiante. É hora de pensar nos benefícios que o acompanhamento de seus clientes pode trazer.

Estratégias de follow up permitem a realização de uma análise abrangente do perfil de seu público-alvo. Inclusive para construir a persona para qual suas campanhas de marketing precisam direcionar os esforços. Assim, fica mais claro de entender o que é necessário para responder aos anseios de quem vai consumir seu produto.

É uma maneira simplificada de resolver várias questões ao mesmo tempo. Aparando as arestas referentes ao atendimento, à eficiência do time de vendas, à precificação das mercadorias, às promoções, à divulgação, entre outros aspectos.

Além disso tudo, ainda tem uma das principais vantagens do follow up: a fidelização de seus clientes. Afinal, quem está contente com uma empresa, volta a consumir. E, melhor ainda, indica para outras pessoas. Assim, a famosa propaganda no “boca à boca” se efetiva a cada caso de sucesso.

Vantagens do follow up para pequenas e médias empresas

Uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas que se preocupam em aplicar o follow up, é que elas se diferenciam das grandes corporações. Por trata-se de um universo menor e mais acessível, o processo é mais fluido.

Não é à toa que grandes empresas de telefonia, a título de exemplo, são um dos maiores alvos de reclamações e têm dificuldades em contar com a lealdade de seus usuários. É muito complicado atender à tanta gente e conseguir porcentagens altas de satisfação. Principalmente porque, no geral, elas não se dão ao trabalho de acompanhar o cliente no pós venda de forma adequada.

A escolha da abordagem correta – cuidado com os limites!

Assim como para qualquer metodologia, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio que norteie nossas ações. Cada empresa é única e precisa avaliar qual é a abordagem ideal para manter a comunicação com os seus clientes. O feedback é imprescindível, só precisamos determinar como ele será efetivado.

Um dos desafios básicos do empreendedor e de sua gestão comercial é encontrar o elo que o conecte com o público-alvo. Sendo que esse precisa ser revista e aprimorada com o passar do tempo.

Como o aplicar o follow up através do Tangerin

Um software de gestão empresarial inteligente como o Tangerin, é habilitado para descomplicar o relacionamento entre as empresas e seus clientes. Veja só a lista de serviços proporcionados na plataforma, que estão em harmonia com as técnicas de follow up:

  • Calendário

Com um calendário simples e visual, você e sua equipe podem consultar a qualquer momento quais são os compromissos agendados, diariamente ou mensalmente.

  • Lembretes de Atividades

Você registra suas atividades e compromissos na agenda do Tangerin e o sistema te enviar lembretes por email e notificações push no próprio sistema para que você não se esqueça das visitas das tarefas do dia a dia, envio de email ou das visitas marcadas com o cliente.

  • Controle de Garantia e Pós-vendas

O Tangerin permite criar formulários para você criar diversas pesquisas de satisfação e pós venda. Dessa forma, é possível coletar e armazenar o feedback dos clientes, assim como identificar possíveis oportunidades para seu negócio.

E aí, ficou claro o que é follow up e porque você deve apostar nesse processo? Se você ficou alguma dúvida,? Eentre em contato conosco ou veja os demais posts do nosso blog!