Em todos os mercados, há tanto empresas maduras que precisam se manter no mercado quanto as startups que buscam conquistar o seu espaço. Por esse motivo, manter a gestão ativa e focada em resultados é a melhor (se não a única) opção dos gestores. E é aí que acabamos notando a importância de um sistema de gestão empresarial

O risco de ver o equipamento desligado ou a equipe inativa pode levar a aceitar condições que às vezes podem nem cobrir os custos. O risco real de não receber pedidos gera, por sua vez, outro risco: aquele que qualquer evento imprevisto pode resultar em perda.

Claro, você precisa fazer tudo para evitar batalhas de preço, mas isso nem sempre é possível. Para alcançar um posicionamento estratégico efetivo e defensável (posicionamento da marca), leva tempo para desenvolver a capacidade de melhorar continuamente o desempenho.

Entenda melhor a verdadeira importância do sistema de gestão empresarial

Primeiramente, para medir seus resultados e melhorá-los, as empresas devem escolher um bom sistema de gestão empresarial. Não se assuste: não é tão complicado quanto você imagina! Temos apenas que nos atentar a alguns recursos e a usabilidade do mesmo.

Vamos investigar ainda mais as características para que você entenda as razões pelas quais sua empresa precisa implementar um sistema de gestão. Veja só!

#1. Suporte para decisão de negócios

Esta é precisamente a principal função que um sistema de gestão empresarial é chamado a executar. As escolhas empreendedoras devem sempre chegar a um acordo com os recursos disponíveis.

Essa avaliação ajuda a definir as atividades que devem ter precedência sobre outras. Logo, as decisões no campo econômico devem sempre ser comparadas com a relação custo/benefício, o que é bom para ser capaz de medir da maneira mais precisa possível.

LEIA TAMBÉM: Veja como um software de gestão empresarial inteligente auxilia nas tomadas de decisões do seu negócio.

#2. O sistema de gestão empresarial auxilia na definição dos objetivos

Tudo o que pode ser medido também pode ser melhorado. Principalmente com o auxílio de um bom software de gestão empresarial. O que eu quero dizer? Nem todos os objetivos de negócios são alcançados, mas é importante defini-los com antecedência e em termos quantitativos mensuráveis. 

Esta é uma condição fundamental para poder expressar concretamente todo o esforço e determinação necessários para obter o resultado.

Minha sugestão, naturalmente também se aplica aos níveis de preços e objetivos marginais. É necessário ter o conhecimento máximo dos vários níveis de margens (com e sem custos indiretos e custos fixos), para saber até onde você pode empurrar com o preço para o cliente. Como você faria isso, sem um bom sistema de gestão empresarial

#3. Sustentabilidade econômica e financeira

Cada escolha operacional determina uma consequência em termos econômicos (faturas de compra e venda) e em termos financeiros (cobranças e pagamentos). Cada decisão se torna uma peça que faz parte da dinâmica geral da empresa.

É bom tem um sistema de gestão empresarial para avaliar e medir os efeitos de cada decisão. Dessa forma é possível viajar sem exceder os “limites de velocidade” ou evitar dar a volta com o freio de mão puxado.

#4. Refinar e dar maior impulso a capacidade de análise

Também é bom saber quanto você ganha com um determinado cliente ou com um produto específico comparado a outro, em uma determinada área geográfica ou com aquele vendedor específico.

Com uma plataforma de gestão empresarial inteligente é possível identificar as áreas nas quais elas são gerenciadas, manter as margens mais altas e concentrar os esforços para tornar os processos mais eficientes.

Aqui na Tangerin, por exemplo, é que é possível gerenciar metas e comissões dos vendedores e e acompanhar em tempo real. Assim como também é possível fazer a gestão das campanhas de marketing para identificar os canais onde os resultados são mais expressivos.

LEIA TAMBÉM: Gestão Empresarial Inteligente: descubra 5 características essenciais que uma gestão inteligente pode trazer para sua empresa.

#5. Um sistema de gestão empresarial ajuda a definir as prioridades 

No gerenciamento de um negócio, esta é a ação consequencial da análise. Os números nunca mentem e representam um critério objetivo para definir a importância dos projetos corporativos de sua empresa. 

#6. Manter mais consistente as decisões da empresa

Ter uma visão mais ampla da sua empresa, muito mais do que iluminar os caminhos, ajuda a manter a empresa organizada e com coerência nas horas de decisões importantes.

A plataforma de gestão empresarial é responsável por manter com consistência todas as ideias que diz respeito a empresa. E também todas as ideias pessoais devem ser primeiro contextualizadas para assim, poder integrar-se dentro deste sistema. 

#7. Coordenação das atividades da empresa

Quando se trata de trabalho em equipe, aquele modelo onde somente um toma a decisão e os outros obedecem, pode atrapalhar a evolução da empresa. Esse sistema só funciona (e talvez nem funcione mais) quando se trata de recebimentos à vista. 

No momento em que as funções de comércio, de produção e de administração são bem articuladas, é preciso fazer o desenvolvimento de delegações que irão orientar resultados e objetivos.

Para obter colaboração ativa dos funcionários, é essencial definir o comprimento de onda para sintonizar e organizar as ideias de todas as pessoas envolvidas. Ademais é essencial chamá-los para oferecer sua própria contribuição ativa para a melhoria contínua da empresa.

E o bom de contar com um sistema de gestão empresarial nesse processo, é que tudo fica organizado num mesmo lugar. Assim o gestor consegue acompanhar e ter uma visão macro da empresa de onde quer que ele esteja.

Devemos lembrar que… 

Enfim, é notável que estão chegando cada vez mais os métodos de tecnologia para o avanço do controle desse sistema. E o Tangerin é uma dessas inovações no mercado! O sistema de gestão empresarial Tangerin é o que você precisa conhecer para dar mais praticidade ao controle do seu negócio.

Com o Tangerin você controla totalmente seu empreendimento, passando pelas vendas, finanças, projetos, ações de marketing. Além de melhorar o relacionamento com seu cliente por meio de um CRM completo. 

Crie agora sua conta grátis e comece agora mesmo a explorar novas possibilidades na gestão do seu negócio!