A sigla ROI se refere à uma palavra de origem americana “Return on Investiment” e significa “Retorno sobre o Investimento“.  É usado para identificar o retorno sobre o capital investido.  Basicamente, é preciso entender quanto do capital investido na campanha publicitária retorna em termos de renda.

É um neologismo cunhado e usado principalmente na esfera financeira.  Determinante para avaliar e monitorar os investimentos, a fim de otimizar e maximizar todos os recursos para o desenvolvimento e evolução dos negócios.

Entenda a importância do cálculo de ROI

Tem sido amplamente demonstrado que as empresas de marketing na web que são capazes de calcular e monitorar seu ROI  (retorno do investimento) têm uma chance muito maior de alcançar o sucesso do que aqueles que não o fazem. 

Obter um bom ROI é essencial para otimizar o orçamento, canalizando-o para necessidades concretas. Isso produz um efeito benéfico na cadeia, incentivando novas ideias para o crescimento de uma marca.

Aqui estão algumas boas razões pelas quais é aconselhável calcular o retorno sobre o investimento.

Cálculo do ROI = análise do tempo investido vs. resultado

Para muitos profissionais de marketing, é essencial demonstrar o valor de seus esforços.  O marketing nas mídias sociais, por exemplo, quando tem uma estratégia por trás, consome bastante tempo. Mais da metade dos profissionais de marketing passam seis ou mais horas por semana nas mídias sociais.

Aqui, então, depois de todo esse trabalho, mostrar o resultado, que é uma boa presença de usuários e visitantes nas mídias sociais,  com um aumento adicional no retorno sobre o investimento é uma das melhores maneiras de justificar a necessidade do investimento orçamentário.

Verificação do valor dos custos utilizados com base nos resultados obtidos

O ROI  não só é dado pela quantidade física de dinheiro investido nas operações subjacentes. Se assim fosse, as estratégias de custo sem entrada seriam desnecessárias , mas nem sempre é o caso.

Existem outros fatores que também devem ser levados em conta para calcular o ROI, incluindo o tempo gasto em um determinado projeto e todos os custos auxiliares que acompanham o projeto. Além disso, alguns pensam que calcular o retorno sobre o investimento significa usar uma fórmula matemática simples. 

Calcular o ROI é um processo que pode ser complexo de se fazer.  Existem fatores não tangíveis com vistas a resultados de curto prazo. Por exemplo, você pode nem saber quando os clientes viram parte do material que você criou. As postagens criadas por você podem aparecer, mas você não pode saber se elas influenciaram uma venda com certeza.

Uma coisa é segura e isso pode ajudar a transmitir planos de ação estratégicos específicos: ao exibir o máximo de informações possível sobre o retorno do investimento, poderemos monitorar melhor os sucessos e fracassos das operações de marketing realizadas. 

Como calcular o Retorno sobre o Investimento

Para fazer o cálculo do retorno sobre o investimento, existe uma fórmula simples:

Num exemplo simples, imagine que sua empresa tenha feito um investimento de 5 mil e tenha tido um ganho de 25 mil. Usando a fórmula acima, chegamos ao seguinte resultado:

  • ROI = (25.000 – 5.000) / 5.000
  • ROI = 4

Como podemos ver, o ROI foi de 4 vezes o investimento feito. Caso prefira analisar em porcentagem, você também pode multiplicar esse valor por 100 – nesse caso, 400% de retorno.

Quais mídias ou canais são úteis para alcançar um bom ROI

As vendas de um determinado item aumentaram depois de atualizar constantemente o blog ou postar em mídias sociais? Quantos leads cada campanha de marketing produziu? 

O marketing em vídeo é  incisivo em termos de ROI? E quanto a SEO e SEM?

Os vídeos estão super em alta. Tendência em 2019, o conteúdo em vídeo está se tornando uma maneira superinteressante de aumentar as taxas de clique e as conversões.

Inclusive, uma pesquisa aponta que mais de 70% dos profissionais de marketing afirmam que a taxa de conversão em vídeo é maior do que com qualquer outro meio.

Mas como saber se tal estratégia funciona, também, para o seu negócio? Bem, essas métricas podem, sem dúvida, ajudar a entender qual direção o retorno sobre o investimento real está seguindo. Assim como para entender se isso está se distanciando ou não em relação àquela esperada e planejada.

Quer pretenda aumentar o seu orçamento para campanhas de marketing para o próximo ano ou simplesmente esperar uma melhor visão da estratégia certa para o seu negócio, a solução é, definitivamente, confiar numa boa agência de comunicação e marketing.

O retorno sobre o investimento em marketing na web

O marketing na web é precisa e verticalmente em direção à meta. Graças às ferramentas existentes, é possível calcular o ROI identificando os componentes que criaram vendas, para que o investimento seja preciso e especificamente direcionado para o objetivo que nos propusemos. 

Será possível monitorar objetivamente quanto cada campanha ou palavra-chave produz em termos de vendas. A internet continua sendo a única ferramenta que nos fornece precisamente o retorno sobre o investimento.

 O custo por clique único 

  • O custo de todos os cliques feitos dentro do prazo pré-estabelecido;
  • A receita produzida por essa palavra-chave sempre durante esse período;
  • O ROI gerado por esta palavra-chave.

Ao seguir essas regras, será possível identificar com precisão as palavras-chave com melhor desempenho. Essa métrica permite identificar a estratégia que traz os lucros máximos para a empresa e, ao mesmo tempo, nos permite abandonar ou reduzir quaisquer situações de baixo desempenho.

Conclusão

Já se conseguimos entender que o ROI é mesmo uma ferramenta de muita importância para sua empresa, para seu pequeno ou grande negócio. Existem softwares que irão fornecer a ferramenta e outros talvez não irão se preocupar com essa parte. Mas se você quer um bom conselho, invista em algo completo. 

Investir em um software que irá expandir a sua empresa no geral é de grande importância. É bom saber que as coisas podem fluir na palma de sua mão.

A Tangerin é uma ferramenta de gestão empresarial que pode revolucionar não só na definição do retorno sobre o investimento, mas também em outros aspectos importantes para sua empresa.

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