Em qualquer empreendimento, a área comercial é parte vital de sua administração. A relação entre produtos de qualidade, clientes satisfeitos e bons resultados é tênue. Por isso, a despeito de estarmos tratando de pequenas e médias empresa ou de grandes corporações, ter uma gestão comercial eficaz torna-se indispensável.

A evolução e o crescimento dos negócios passam pela organização das finanças e das compras, mas sem deixar de explorar novas oportunidades dentro do mercado. Dessa forma, algumas técnicas e estratégias serão próprias do setor de vendas, de acordo com as suas relações externas.

Hoje conversaremos a respeito das particularidades da gestão comercial, desde seu mote inicial até os detalhes que envolvem os seus domínios em uma empresa. Também abordaremos alguns procedimentos técnicos e dicas práticas de como melhorar as vendas e aprimorar os lucros. Continue conosco e descubra como isso é mais simples do que parece.

Para que serve a gestão comercial?

A gestão comercial é a incumbida de administrar os recursos ligados às atividades que geram lucros para os investidores da companhia. E, ao contrário do que normalmente se imagina, isso vai muito além das vendas. Existem técnicas, processos, tecnologias, logísticas e principalmente pessoas envolvidas nesse processo.

Explorar com segurança e profissionalismo as possibilidades do mercado que temos atualmente é algo intimamente ligado ao sucesso de qualquer empresa. Felizmente, o acesso à informação e as ferramentas de qualidade que dispomos hoje facilitam a execução dos objetivos da gestão comercial. Dentre os quais estão:

  • Maximizar a produtividade dos negócios;
  • Efetivar mais vendas;
  • Aumentar os lucros provenientes das atividades da empresa;
  • Valorizar a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados para os clientes da marca;
  • Consolidar a empresa no mercado competitivo dos dias atuais.

Principais áreas de atuação

Em termos gerais, dentro da empresa existem áreas distintas mas que cooperam juntas pelo bem comum. As principais áreas de atuação da gestão comercial em um empreendimento, ainda que conectadas com outros setores, são:

  • Estimativa de vendas e planejamento financeiro;
  • Análise constante do seu nicho de mercado;
  • Análise constante do comportamento de seu público-alvo e do retorno por ele oferecido;
  • Identificação de oportunidades ou de ameaças referentes à lucratividade;
  • Melhoria das operações varejistas;
  • Estabelecimento de preços e/ou promoções;
  • Gerenciamento de contratos com fornecedores e/ou prestadores de serviço da empresa;
  • Gerenciamento das estratégias de divulgação e marketing mais eficazes;
  • Coordenação dos colaboradores do setor de vendas;
  • Comunicação constante com todos os envolvidos nas atividades comerciais cotidianas.

Gestão Comercial x Vantagens Estratégicas

Quando bem executada, a gestão comercial é capaz de trazer inúmeros resultados positivos para os empreendedores. Resultados esses que estão relacionados tanto com os rendimentos, com a liquidez, com o capital de giro, com o fluxo de caixa quanto com questões operacionais básicas.

As metas e conquistas do setor de gestão comercial ajudam a definir um planejamento mais claro e estratégico para a empresa, de maneira harmônica com a realidade vivenciada no dia a dia dos negócios. E isso é bom para todos: investidores, proprietários, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço e clientes.

Nota-se o quão importante é esse setor administrativo principalmente quando os retornos começam a aparecer, como o aumento das vendas e a fidelização dos clientes. Entretanto, é preciso estar sempre atento à gestão comercial se o objetivo é crescer no mercado e estar à frente da concorrência.

Práticas promissoras na gestão comercial

Se destacam, entre as práticas mais promissoras da gestão comercial, atitudes conscientes e alinhadas com a sustentabilidade e rendimentos da empresa. Logo de cara, é preciso mencionar a importância de uma equipe preparada, ativa e motivada para o setor de vendas.

Outro item crucial diz respeito à precificação da mercadoria. O valor não precisa necessariamente estar acima ou abaixo da concorrência, mas é preciso determiná-lo com sabedoria. Lembrando ainda que há os quesitos de custeio e lucro para serem considerados ao realizar a gestão comercial.

Conhecer as outras empresas que atuam no mesmo setor que o seu não é espionagem, mas sim referência para aprendizado. É interessante ficar sempre de olho no mercado para ter um posicionamento claro. Assim como para saber a hora certa de implementar uma promoção.

Investir no relacionamento com o público-alvo também é algo indiscutivelmente sagaz, principalmente na era da informação e das redes sociais. Mais importante do que conquistar novos consumidores é fidelizar os que já se possui. Ou seja, não é só das campanhas de marketing que a gestão comercial cuida, mas também das táticas de retenção de clientes.

Soluções inteligentes para aumentar a produtividade e escalar as vendas

Um estudo realizado em Portugal, sobre o impacto da internet na gestão comercial da rede hoteleira, teorizou o que já percebemos na prática: o universo online é a principal saída para a aceleração das vendas atualmente. E isso independe do tipo de serviço ou de produto que a empresa comercializa, é preciso estar presente na rede.

Por isso, vamos listar agora algumas soluções inteligentes para promover a expansão dos negócios no mundo digital:

  • Determine a persona para quem seu produto/serviço é interessante. Focar os seus esforços é melhor do que tentar atingir a todos ao mesmo tempo;
  • Crie canais de comunicação e relacionamento com os seus clientes, entenda o que eles querem e invista no seu diferencial;
  • Use as estratégias de marketing de relacionamento e um bom sistema CRM a seu favor;
  • Considere a implementação ou inclusão de Inside Sales (vendas remotas) dentre suas práticas de vendas;
  • Faça uso de um software de gerenciamento automatizado que otimize os seus processos operacionais e burocráticos, esteja em completa sintonia com os demais setores da empresa e também tenha integração com o seu website.

Meios de descomplicar a gestão comercial da sua empresa

É inegável que uma gestão comercial moderna, preparada para lidar com o grande volume de informações dos trâmites da empresa, é muito mais eficiente do que planilhas desconexas e um monte de papeis isolados.

Plataformas de otimização dessa tarefa estão se popularizando cada vez mais. São recursos online como o Tangerin Gestão Empresarial Inteligente, que descomplicam o cotidiano do gestor e de sua equipe.

Investir nesse tipo de facilidade representa a aquisição de uma visão mais ampla do empreendimento, reforçando seu potencial de sucesso e de rendimentos. Sistemas assim garantem um controle mais eficaz, automatiza os processos e racionalizam as tomadas de decisão.

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