Nos dias atuais, possuir uma ótima maneira de alavancar sua empresa é essencial. Neste artigo nós estamos trazendo até você as 7 dicas ideais para melhorar as suas estratégias de vendas.  Veja só!

1. Otimize a página do produto com uma abordagem de pouso 

Deixe-me explicar melhor! Uma página de destino é especialmente projetada para “converter” (em compras, assinar o boletim informativo, preencher um formulário etc.) quando o usuário pousar nela depois de um clique em algum link.

Como a missão da página do produto é obter conversões, podemos lhe dar um conselho: crie suas páginas de produtos como se fossem “ páginas de destino” e não como um cartão de catálogo. 

A página do produto deve ser capaz de fazer todo o trabalho de vendas sozinho, com sua própria força. A abordagem de pouso também inclui um estudo minucioso sobre comportamento do usuário ao visitar páginas de produtos. 

Para elevar suas estratégias de vendas, não deixe de experimentar diferentes opções para obter uma página de produto que realmente venda. Pequenas alterações foram mostradas, como alterar a posição, cor e tamanho do botão “Comprar” pode ter efeitos significativos sobre a taxa de conversão de uma página do produto.

Uma dica aqui é usar mapas de calor para entender o comportamento do usuário dentro do seu site. Assim como identificar onde eles estão clicando e tirar insights poderosos para ajustar suas páginas visando aumentar a conversão.

Uma ferramenta gratuita nesse sentido é o Waypanel. Mas, existem uma infinidade de opções conhecidas e até com mais recursos: o Hotjar é uma delas.

2. Carregue como relâmpago e comunique-se como um flash 

Deixando as metáforas de lado, uma maneira de obter bons planos de vendas é entender que o  tempo de carregamento têm um impacto direto e decisivo nas vendas.

Um segundo de atraso na resposta de uma página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões.

De acordo com outros estudos, apesar das conexões de banda larga e melhor tecnologia disponíveis hoje, podemos dizer que 11% dos abandonos de carrinho são devidos à lentidão do site. 

Você pode imaginar o que poderia acontecer com 6 segundos de espera ao carregar uma página de produto ou carrinho? Em grandes sites de comércio eletrônico que possuem boas estratégias de vendas, você pode traduzir-se em milhões de dólares perdidos. Na sua empresa, podemos falar sobre a diferença entre sobrevivência e fracasso.  

Concluo a seção com um dado conhecido dos veteranos do e-Commerce, elevado a quase “categoria universal”: 

Em média, cada nova visita concede apenas entre 7 e 10 segundos antes de decidir se está no lugar certo ou se sai do seu site, talvez para nunca mais voltar. 

Você já considerou como seu cliente consome esse tempo? Quanto tempo você tem que esperar? Qual é a primeira coisa que você vê? E o mais importante: o cliente tem tempo para ter uma ideia do que você quer transmitir? 

As estratégias eficazes de venda não se tratam apenas de acelerar o carregamento do seu site, mas também de se comunicar rapidamente. Talvez agora você entenda porque as maiores lojas de comércio eletrônico tendem a usar um design limpo e minimalista. Há muito debate sobre este assunto. Dar toda a atenção ao produto e desistir do supérfluo é ideal nesse caso.

3. Use ferramentas de geração de tráfego para preencher o deserto de pessoas 

Bem, as boas estratégias de vendas nos mostram que, na internet , todos nós pregamos no meio de um enorme deserto.  Ao contrário de uma loja física localizada em um shopping center, ninguém vai passar na frente do seu site. Mesmo que sua loja seja a própria Amazon. Você tem que fazer (e muito bem) uma série de tarefas para levar os clientes à sua loja.

E como fazer isso? Através de estratégias de marketing. Elas andam lado a lado com as estratégias de vendas. Não é atoa que vemos com frequência o termo Vendarketing no vocabulários dos empreendedores. Esse termo representa a integração entre os departamentos de marketing e vendas para promover o crescimento da base de clientes e, consequentemente, aumentar a receita da empresa.

4. Marketing do conteúdo é importante 

Hoje, umas das estratégias de marketing mais eficaz e econômica de atrair o público (mesmo que não tenha efeito imediato) é fornecer conteúdo valioso para sua persona.

A ideia é poder trazer clientes por sua própria iniciativa, em vez de persegui-los desnecessariamente.  Atraí-los com conteúdo valioso e útil (ou divertido) que o ajude a solucionar dúvidas ou problemas relacionados a ele ou ao seu negócio. 

Se você fizer isso bem, seus clientes não apenas participarão, mas também compartilharão esse conteúdo com outras pessoas, aumentando assim o alcance. Um marketing de conteúdo efetivo é articulado com um um  blog e uma estratégia de disseminação/interação nas  redes sociais.

LEIA TAMBÉM: CRM e Inbound Marketing: entenda como a união dessas soluções pode aumentar o número de contatos e otimizar o relacionamento.

5. Publicidade em redes sociais  

Publicidade no Facebook, graças às incríveis possibilidades de segmentação que lhe dá, é um instrumento que você deve pelo menos tentar para obter e também incrementar suas estratégias de vendas.

“Tentar” não significa fazer de qualquer jeito uma vez, esperar o resultado e culpar a rede social pelo mau desempenho. Aplique uma abordagem de “tentativa e erro” para aprender e melhorar. Ou melhor ainda: confie em profissionais confiáveis ​​que possam ajudá-lo a obter resultados rapidamente. 

6. Estratégias em SEO (Otimização para Motores de Busca)

Seu posicionamento “orgânico” nos mecanismos de busca é de fundamental importância para conseguir bons resultados em vendas. Mas claro que isso não é tudo!

Estar bem posicionado no Google quando o consumidor procura por assuntos relacionados à sua empresa gera um aumento considerável de visitantes, ou seja, tráfego. Entretanto, quando eles clicam no seu site é preciso uma estratégia de marketing e vendas poderosa para capturá-lo.

7. Sistemas CRM

Um  sistema CRM  (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que permite a automação de alguns processos. E isso, inclusive, melhora muito suas estratégias de vendas.

A plataforma é muito útil porque consegue aliar em um só lugar todas as informações relevantes sobre seus clientes e potenciais clientes. Com base nos dados de histórico de interações entre empresa e cliente, os interesses frequentes, entre outros fatores, é possível criar um perfil. E, com o perfil em mãos, é mais fácil se relacionar com seu cliente e até mesmo fechar a venda.

Veja as maiores vantagens de usar um CRM em seu negócio:

Mais rápido, mais preciso, mais seguro: 

Um sistema CRM permite otimizar e automatizar o processo de relacionamento com o cliente. Como agendar ligações, mandar e-mails e receber lembretes caso passe muito tempo sem dar atenção aos seus contatos.

Além da agilidade, o CRM também dá maior precisão ao processo, já que você consegue acompanhar todos os passos do cliente e ser mais efetivo nas suas comunicações. Por último, a possibilidade de armazenar esses dados, sem a necessidade de grandes espaços, garante um nível elevado de segurança; 

Análise, cruzamento de dados e relatórios: 

Um software CRM não permite realizar apenas as operações usuais, mas amplia as possibilidades. Uma das principais vantagens reside na possibilidade de realizar análises em um tempo muito curto ou até mesmo em tempo real. Graças a isso, é possível modular sua estratégia de marketing e vendas de acordo com os indicadores julgados relevantes para seus negócios.  Além disso, isso permite executar relatórios periódicos para manter esses indicadores sempre sob controle;

Redução de tempo e custo do trabalho: 

Se um trabalho pode ser feito mais rapidamente, quase sempre, significa que pode ser feito mais economicamente. Com o software CRM, como visto, muitas operações podem ser feitas de uma maneira extremamente simplificada;  isso equivale a reduzir significativamente os custos de mão de obra.

Isso tudo é o que lhe dá um maior conhecimento e discernimento de seu plano de vendas. Ficou alguma dúvida? Não deixe de nos enviar no campo de comentários abaixo.

E, se você ficou convencido de que um sistema CRM é uma alternativa extremamente viável para otimizar seus processos de venda, crie agora mesmo sua conta gratuita na Tangerin e aproveite para explorar todas as possibilidades para fidelizar seus clientes e vender mais!