Lembrar de telefonar ou de mandar uma mensagem para os nossos amigos próximos no dia do aniversário deles nem sempre é fácil, não é mesmo? Muitas vezes, simplesmente esquecemos. Agora imagine o quão trabalhoso é o relacionamento com o cliente no mundo dos negócios. Ainda mais quando não é feito o uso da ferramenta adequada para tal tarefa.

Nesse cenário, um sistema gerenciador de CRM – Customer Relationship Management – faz-se essencial. No bom português, a Gestão de Relacionamento com o Cliente já se se tornou algo indispensável.

Independentemente das proporções e do nicho do seu negócio, é fundamental conhecer e se relacionar bem com o seu público-alvo. E é justamente aí que entra em cena o CRM marketing! O recurso é capaz de estreitar os laços da clientela com a sua marca, fidelizando-a e conquistando novas oportunidades de venda.

O que assusta diversos empreendedores é o valor que alguns softwares demandam todos os meses para que possam ser acessados. Para muitos, um CRM marketing pago pode parecer totalmente fora de alcance, principalmente no caso das startups ou das pequenas empresas.

Mas e seu eu disser para você que é possível implementar programas excelentes de CRM sem pagar nada? Isso mesmo! Há ferramentas gratuitas à sua disposição e algumas delas serão apresentadas na publicação de hoje.

Acompanhe a seguir!

Entenda a importância do CRM marketing

Antes de mais nada, vamos esclarecer alguns preceitos básicos. Afinal, não é porque é de graça que devemos nos empolgar e utilizar uma ferramenta sem saber ao certo qual é a real importância dela no dia a dia da empresa, certo?

Pois bem, há muitos programas aleatórios que são pouco relevantes para os processos operacionais rotineiros do seu negócio. Contudo, esse não é o caso do CRM marketing.

O sistema de CRM é muito oportuno e proveitoso para que a empresa consiga ter em um só lugar todas as informações de maior relevância sobre seus clientes ou até mesmo sobre possíveis clientes. São dados sobre o histórico de interações com a empresa, interesses mais frequentes, motivos que levaram a fechar ou não uma negociação, entre outros.

Você está se perguntando qual é a razão de manter esse controle? A resposta é simples: personalizar o atendimento, tornando-o mais eficaz e satisfatório para que o cliente volte e ainda faça o papel de divulgador da sua marca. A consequência direta disso é o aumento da lucratividade.

Por muito tempo, diversas empresas fizeram isso manualmente. No entanto, hoje em dia esse trabalho feito de maneira analógica é incabível. De um lado porque toma muito tempo e esforço. E de outro lado porque há recursos que automatizam e agilizam o procedimento. Não há razões para complicarmos o que pode ser bem simples!

Vale mesmo a pena usar um software de CRM gratuito?

Algo que deixa muita gente inquieta é a ideia de que os produtos grátis não são tão bons quanto os que os pagantes têm. E, de fato, as opções Premium de gerenciadores com CRM marketing apresentam recursos mais avançados que, no geral, valem o investimento.

Entretanto, os softwares empresariais gratuitos podem ser uma “mão na roda” em momentos de restrição financeira. Além do mais, essas alternativas mais simples podem alavancar os rendimentos até que seja viável ou interessante realizar a migração para um plano pago.

Alguns sistemas de CRM marketing possuem tanto a possibilidade de acesso sem pagar nada como assinaturas mais robustas. Fazer a escolha por eles é excelente para que o usuário possa ir se adaptando e tendo facilidade em suas ações dentro da plataforma por dominá-la há mais tempo.

5 sistemas de CRM grátis que você precisa conhecer!

Se você se convenceu da importância que tem o CRM marketing e quer conhecer opções sem mensalidades, agora é a hora de tomar nota de alguns sistemas que serão sugeridos. O gerenciamento da relação da sua empresa com os clientes poderá ser automatizado sem que isso afete o orçamento.

Analise cada um deles e faça a sua escolha:

1. HubSpot CRM

O HubSpot é uma das principais referências em software para Marketing, Vendas e CRM do mundo. O HubSpot CRM é desenhado para equipes comerciais que nunca utilizaram um CRM marketing, mas querem começar rapidamente sem alterar a forma como eles já fazem as coisas atualmente.

Esse CRM possui uma versão gratuita, sem limite de tempo. Pode armazenar até 1 milhão de contatos e empresas e possui número ilimitado de usuários sem custo.

2. RD Station CRM

Quem já trabalha com automação de marketing, certamente conhece o RD Station. Isso porque ele é, sem dúvidas, um dos principais nomes nacionais desse segmento. Nos últimos meses de 2018, a empresa, até então focada em marketing, lançou sua ferramenta de vendas – o CRM.

O RD Station CRM possui 2 versões e, para alegria geral da nação, uma delas é Free. Sim, o plano Free não tem limite de tempo, número de usuários, contatos ou tarefas.

E, para quem está começando, esse CRM possui materiais de apoio como vídeos, tutoriais, central de ajuda e suporte via ticket.

3. SugarCRM

O SugarCRM já foi o maior dos sistemas com código aberto disponíveis. Lamentavelmente, a empresa já não lança mais versões open-source atualizadas do seu aplicativo. Mesmo assim, ainda é possível fazer o download e implementar a ferramenta para o CRM marketing do seu empreendimento.

4. Agendor

O Agendor é um sistema CRM nacional que apresenta recursos interessantes para pequenas empresas interessadas em otimizar seus processos comerciais. O software é online e consegue organizar melhor os dados referentes aos clientes e às vendas da empresa.

No entanto, a versão gratuita tem algumas restrições. Veja se você se encaixa nas exigências:

  • 3 meses de acesso gratuito para startups;
  • 6 meses de acesso gratuito para empresas juniores;
  • 12 meses de acesso gratuito para ONGs.

5. Tangerin

O Tangerin é um software completo de gestão empresarial para pequenas e médias empresas que possui nativamente um CRM marketing completo e gratuito. Isso mesmo! O CRM Tangerin é de graça. Na faixa.

O bom desse CRM marketing é que ele é totalmente integrado a tudo aquilo que você precisa para controlar sua empresa. Ele centraliza diversos processos em um só lugar: marketing, comercial, finanças e muito mais.

Essa é, inclusive, a única plataforma de gestão inteligente com base em BI (Business Intelligence) que conta com automação de marketing no mercado.

Embora o plano mais contratado dentre os usuários seja o intermediário, que é pago e custa somente R$ 29,90 por mês no plano anual, há uma versão completamente gratuita disponibilizada. Ela permite o acesso de até 2 usuários e até 500 registros de clientes por mês. E o melhor de tudo: o acesso é grátis por tempo indeterminado.

E aí, qual é a sua escolha? Aproveite essas dicas e coloque elas em prática hoje mesmo!