Provavelmente você já ouviu falar sobre Inbound Marketing e CRM, certo? Mas você sabia que elas podem ser muito mais efetivas para melhorar o relacionamento com clientes se forem trabalhadas juntas?
Ao longo da história, a humanidade foi modernizando as suas relações, o que impactou diretamente os mais diversos segmentos da economia. O ser humano é capaz de criar tanto problemas como soluções, é ou não é?
Na área de vendas, a título de exemplo, diversas “tendências” já surgiram como excelentes alternativas para depois se tornarem obsoletas. Quer um exemplo? As confusas e extensas planilhas de Excel.
Pouco a pouco, avançados softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente) se estabeleceram como sistemas mais eficientes. Eles denotam uma gestão muito mais profissional, madura e comprometida com a satisfação do consumidor.
Aliando as vantagens do CRM com as técnicas de Inbound Marketing, podemos atrair a clientela de maneira mais assertiva e mais propensa ao sucesso no fechamento da venda. Quer saber como? Continue a leitura na sequência!
Mas afinal, o que é mesmo o Inbound Marketing?
Durante muito tempo, empresas faziam suas campanhas de marketing, especialmente na mídia tradicional, e esperavam que os clientes simplesmente aparecessem.
Atualmente, não basta produzir anúncios. Ainda mais se forem maçantes e repetitivos. Precisamos encantar o consumidor e criar uma narrativa que atraia a atenção dele para a sua empresa. E não há melhor lugar para fazer isso do que na internet.
É justamente aí que entra em cena o Inbound Marketing. Esta é uma estratégia que abrange algumas das principais estratégias de marketing digital (Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais) para atrair a atenção do público-alvo e se baseia na educação, nutrição e relacionamento.
Ele consiste em oferecer conteúdo de qualidade para o seu público-alvo. Logicamente, de acordo com o seu nicho de atuação. Dessa maneira, criamos oportunidades de negócios em que o cliente procura a empresa com a segurança e a certeza de que encontrará o produto e/ou o serviço certo.
Por que e como investir no Inbound Marketing?
O Inbound Marketing contribui, na maioria das vezes, para que sejam evitadas frustrações. Ao conhecer o perfil do seu público e criar conteúdos que os ajudem a solucionar seus problemas e dúvidas, o consumidor estabelece um vínculo de confiança com a sua marca e tende a ser fidelizado se tiver um trabalho de relacionamento bem feito. Além, claro, de propagar uma imagem positiva de sua empresa para as demais pessoas.
Como bem sabemos, a popularização da web e das redes sociais gerou um alcance muito maior para as empresas. Ainda que a disputa por uma boa posição no mercado atual seja acirrada, os meios para divulgar os negócios são mais amplos.
O processo de utilização do Inbound Marketing pode ser resumido da seguinte maneira:
- Conquistar a atenção do seu público-alvo com conteúdo que cative e que seja de qualidade. Por exemplo: e-books, artigos em blogs, posts nas redes sociais, vídeos informativos, entre outros;
- Converter esse público em leads pela afinidade com o conceito da marca (a própria pessoa passa a seguir sua página ou fornece uma via de contato para receber informações);
- Transformar essa sintonia em vendas concretas, afunilando o processo;
- Garantir que esse cliente sinta-se satisfeito, mantenha-se engajado, volte a comprar mais vezes e divulgue voluntariamente a sua empresa.
No entanto, como se destacar e chamar a atenção de clientes em potencial para que esse ciclo aconteça? Bem, uma das melhores estratégias é aliar as habilidades do sistema CRM com as artimanhas do Inbound Marketing. Juntos eles se tornam ainda mais eficientes.
E qual é o papel do CRM nesse processo?
Os softwares de gestão de relacionamento com a clientela influenciam diretamente na estratégia de Inbound. Afinal, é justamente através do CRM que a empresa consegue dados concretos que agregam mais valor ao conteúdo que é produzido.
O CRM revela com detalhes quem é o seu público-alvo e quais são os clientes em potencial. Podemos cruzar dados, traçar perfis e criar uma persona para a qual o marketing de conteúdo será dirigido. Essa é a chamada qualificação de lead.
Levando a informação às pessoas certas, otimizamos nossos esforços com mais foco, recursos bem empregados e maior probabilidade de sucesso na conclusão da venda. As perspectivas já foram alinhadas antes mesmo de os clientes chegarem à loja (seja ela física ou virtual).
Sem sombra de dúvidas, o Inbound Marketing veio para ficar e ele é otimizado pelo CRM. A propósito, a via inversa também é válida. O CRM pode ser abastecido por informações do time de marketing, o que leva à uma comunicação mais estreita entre esses profissionais e o setor comercial.
LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é CRM marketing e como implementá-lo em sua empresa sem pagar nada?
Resultados da integração entre Inbound Marketing e CRM
Em um cenário perfeito, a integração entre Inbound e CRM gera uma sintonia entre áreas diferentes da empresa que antes se enxergavam como partes isoladas. Assim são aprimorados os procedimentos internos, gerando mais produtividade e lucratividade. Mas e se essa sincronia não for imediata?
Bem, é comum que esse compartilhamento e direcionamento de informações vá evoluindo com o tempo. E a própria plataforma de CRM fornece análises e relatórios com dados reais e precisos que podem servir como base para as próximas estratégias a serem adotadas.
Por fim, o gestor pode ter acesso aos números exatos de conversão de leads e como os clientes se comportaram no funil de vendas. Assim, são identificadas possíveis falhas para que elas possam ser corrigidas. A tomada de decisões só tem a ganhar com isso.
—
Enfim, contar com as ferramentas certas de CRM e integrá-las às ações do Inbound Marketing é essencial tanto para a evolução de processos internos como para melhorar a relação da empresa com o cliente. São diversos aspectos interconectados.
No longo prazo, eles impactam no tempo, nos esforços e nos recursos utilizados, dando o know how que a sua empresa precisa para ser mais lucrativa e também reconhecida pela clientela como uma referência no mercado.
E então, gostou das informações? Restaram dúvidas? Deixe seu comentário e nos ajude a enriquecer ainda mais os conteúdos disponibilizados no nosso blog. Até a próxima, com mais dicas!
0 Comentários