Os softwares aplicados ao mundo dos negócios são diferenciais competitivos no mercado, isso ninguém pode negar. Através de ferramentas de gestão, as tarefas rotineiras da equipe são otimizadas. Também torna-se mais fácil registrar informações importantes sobre o consumidor. Com isso, o contato com ele fica mais próximo, o que pode vir a gerar novas vendas. 

Essas são algumas das metas do CRM – Customer Relationship Management, que podemos traduzir como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Além disso, um dos grandes méritos do uso desse recurso é o alicerce que ele oferece para que seja elaborada uma estratégia de marketing digital de sucesso. 

No artigo de hoje, vamos apresentar algumas das vantagens mais significativas em adotar o CRM marketing. O potencial dessa tecnologia pode escalar suas vendas e lucratividade. 

Afinal de contas, aguardar passivamente que o público-alvo entre em contato com a sua empresa pode ser sinônimo de desperdício de oportunidades. Ao passo que agir de forma aleatória e sem personalização pode afastar a clientela ao invés de atraí-la.

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Vantagens de integrar o CRM à sua estratégia de marketing digital

Continue conosco e confira os benefícios dessa integração. Vamos lá?

1. Redução nos problemas de comunicação interna 

A comunicação entre as equipes de marketing digital e vendas é importantíssima. No entanto, quando acontecem falhas uma tende a culpar a outra pela falta de eficiência. Ora a equipe comercial joga a culpa para a campanha de marketing que não qualificou o lead o suficiente. Ora a equipe de marketing joga a culpa no comercial por não conseguir fechar a venda.

Ao utilizar um CRM integrado, o sistema pode ser alimentado por pessoas dos setores envolvidos, permitindo um trânsito de informações mais claras e objetivas. Certamente, isso contribui para que os processos de atração e de fechamento de negócios aconteçam de forma otimizada e com menor propensão ao erro.

2. Mais agilidade nas operações 

Quando temos informações confiáveis e disponibilizadas com clareza, elas geram valor. O CRM é capaz não apenas de centralizar os dados dos clientes como também monitorar o seu comportamento e agilizar as operações realizadas pela equipe de vendas. 

Não podemos esquecer que uma das formas de ganhar é evitando perder. Toda empresa em um momento ou outro se depara com informações duplicadas sem saber qual é a correta. Contratempos como esses podem ser evitados quando são deixados de lado os processos manuais. 

Outro aspecto importante da automação da estratégia de marketing digital é que ela acelera o planejamento e a mensuração dos resultados das suas campanhas. Mesmo com altos volumes de dados, o trabalho se torna menos complexo ao passo que permite uma análise fidedigna.

3. Contato personalizado com o cliente 

Os empreendedores que utilizam um bom sistema de CRM conseguem personalizar e aprimorar o relacionamento com a sua base de contatos. Seja via telefone, e-mail ou redes sociais, as informações cadastradas vão identificar qual é a abordagem mais adequada. Assim como qual é o foco de interesse de cada cliente. 

Comunicando-se de uma maneira individualizada, as chances de conquistar a confiança da clientela são muito maiores. O consumidor se sente valorizado e importante para empresa, criando um vínculo mais próximo e seguro. 

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4. Qualificação de leads 

Na estratégia de marketing digital, especialmente Inbound, é fundamental identificar o perfil ideal e/ou mais propenso a realizar transações com a sua empresa. Aspectos como a localização geográfica, o gênero, a faixa etária, entre outros tantos não podem ser ignorados. 

A qualificação das leads resultante do CRM vai estar intimamente relacionada às oportunidades que o time de vendas terá para entrar em cena com maiores chances de fechar negócio. Essa é uma vantagem que torna a sua abordagem ainda mais inteligente. 

5. Fidelização da clientela 

O contato com o cliente não pode ser finalizado após o fechamento da venda. Afinal de contas, é muito mais provável que ele volte a comprar de marcas que já conhece e confia. Continuar nutrindo sua base de contatos com informações pertinentes e estimulando novas oportunidades de negócios acaba gerando um sistema de fidelização.  

E cá entre nós, o cliente fidelizado não apenas volta a adquirir como também tende a divulgar sua empresa para pessoas próximas a ele. Por essas e outras, o CRM integrado ao marketing digital é muito valioso. No longo prazo, ele diminui custos e traz mais retorno. 

6. Menos vendedores e mais vendas 

Ao monitorar o relacionamento com clientes ou possíveis consumidores, estamos permitindo que o processo de venda seja construído desde o marketing. Direcionamos a clientela, o que facilita o papel desempenhado pelos colaboradores do time comercial.

Isso permite que o vendedor reduza os seus esforços. Muitas vezes, a ele é incumbida apenas a confirmação dos benefícios que o consumidor já conhece sobre o produto e/ou a negociação do preço e das condições de pagamento. 

Esse aumento na produtividade exige menos vendedores, embora aumente o número de vendas. Genial, não é mesmo? 

7. Expertise para melhores oportunidades de negócio 

Todos os tópicos que vimos até aqui levam a sua empresa a identificar e aproveitar as melhores oportunidades de negócio. Pouco a pouco e de um jeito intuitivo, alinham-se os processos operacionais. Dessa forma, a estratégia de marketing digital fica cada vez mais eficiente ou ao menos se estabeleça de maneira mais equilibrada e previsível.

Essa é uma expertise que muitas companhias levam décadas para conquistar. Mas com as ferramentas certas, como o sistema com CRM integrado, a evolução se torna mais simples e rápida. 

Todas as suas ações podem ser mensuradas, influenciando até mesmo o treinamento dos colaboradores. Cada vendedor pode ser orientado para variáveis já identificadas e o atendimento ao cliente torna-se praticamente “sob medida”.  

Então, agora você já conhece algumas das principais vantagens em adotar um software que integre o CRM à sua estratégia de marketing digital. E, se você quiser saber como funciona na prática, faça seu cadastro gratuitamente na Tangerin e explore novas possibilidades na gestão do seu negócio!