Os softwares aplicados ao mundo dos negócios são diferenciais competitivos no mercado, isso ninguém pode negar. Através de ferramentas de gestão, as tarefas rotineiras da equipe são otimizadas. Também torna-se mais fácil registrar informações importantes sobre o consumidor. Com isso, o contato com ele fica mais próximo, o que pode vir a gerar novas vendas.
Essas são algumas das metas do CRM – Customer Relationship Management, que podemos traduzir como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Além disso, um dos grandes méritos do uso desse recurso é o alicerce que ele oferece para que seja elaborada uma estratégia de marketing digital de sucesso.
No artigo de hoje, vamos apresentar algumas das vantagens mais significativas em adotar o CRM marketing. O potencial dessa tecnologia pode escalar suas vendas e lucratividade.
Afinal de contas, aguardar passivamente que o público-alvo entre em contato com a sua empresa pode ser sinônimo de desperdício de oportunidades. Ao passo que agir de forma aleatória e sem personalização pode afastar a clientela ao invés de atraí-la.
LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é CRM marketing e como implementá-lo em sua empresa sem pagar nada?
Vantagens de integrar o CRM à sua estratégia de marketing digital
Continue conosco e confira os benefícios dessa integração. Vamos lá?
1. Redução nos problemas de comunicação interna
A comunicação entre as equipes de marketing digital e vendas é importantíssima. No entanto, quando acontecem falhas uma tende a culpar a outra pela falta de eficiência. Ora a equipe comercial joga a culpa para a campanha de marketing que não qualificou o lead o suficiente. Ora a equipe de marketing joga a culpa no comercial por não conseguir fechar a venda.
Ao utilizar um CRM integrado, o sistema pode ser alimentado por pessoas dos setores envolvidos, permitindo um trânsito de informações mais claras e objetivas. Certamente, isso contribui para que os processos de atração e de fechamento de negócios aconteçam de forma otimizada e com menor propensão ao erro.
2. Mais agilidade nas operações
Quando temos informações confiáveis e disponibilizadas com clareza, elas geram valor. O CRM é capaz não apenas de centralizar os dados dos clientes como também monitorar o seu comportamento e agilizar as operações realizadas pela equipe de vendas.
Não podemos esquecer que uma das formas de ganhar é evitando perder. Toda empresa em um momento ou outro se depara com informações duplicadas sem saber qual é a correta. Contratempos como esses podem ser evitados quando são deixados de lado os processos manuais.
Outro aspecto importante da automação da estratégia de marketing digital é que ela acelera o planejamento e a mensuração dos resultados das suas campanhas. Mesmo com altos volumes de dados, o trabalho se torna menos complexo ao passo que permite uma análise fidedigna.
3. Contato personalizado com o cliente
Os empreendedores que utilizam um bom sistema de CRM conseguem personalizar e aprimorar o relacionamento com a sua base de contatos. Seja via telefone, e-mail ou redes sociais, as informações cadastradas vão identificar qual é a abordagem mais adequada. Assim como qual é o foco de interesse de cada cliente.
Comunicando-se de uma maneira individualizada, as chances de conquistar a confiança da clientela são muito maiores. O consumidor se sente valorizado e importante para empresa, criando um vínculo mais próximo e seguro.
LEIA TAMBÉM: CRM e Inbound Marketing: entenda como a união dessas soluções pode aumentar o número de contatos e otimizar o relacionamento.
4. Qualificação de leads
Na estratégia de marketing digital, especialmente Inbound, é fundamental identificar o perfil ideal e/ou mais propenso a realizar transações com a sua empresa. Aspectos como a localização geográfica, o gênero, a faixa etária, entre outros tantos não podem ser ignorados.
A qualificação das leads resultante do CRM vai estar intimamente relacionada às oportunidades que o time de vendas terá para entrar em cena com maiores chances de fechar negócio. Essa é uma vantagem que torna a sua abordagem ainda mais inteligente.
5. Fidelização da clientela
O contato com o cliente não pode ser finalizado após o fechamento da venda. Afinal de contas, é muito mais provável que ele volte a comprar de marcas que já conhece e confia. Continuar nutrindo sua base de contatos com informações pertinentes e estimulando novas oportunidades de negócios acaba gerando um sistema de fidelização.
E cá entre nós, o cliente fidelizado não apenas volta a adquirir como também tende a divulgar sua empresa para pessoas próximas a ele. Por essas e outras, o CRM integrado ao marketing digital é muito valioso. No longo prazo, ele diminui custos e traz mais retorno.
6. Menos vendedores e mais vendas
Ao monitorar o relacionamento com clientes ou possíveis consumidores, estamos permitindo que o processo de venda seja construído desde o marketing. Direcionamos a clientela, o que facilita o papel desempenhado pelos colaboradores do time comercial.
Isso permite que o vendedor reduza os seus esforços. Muitas vezes, a ele é incumbida apenas a confirmação dos benefícios que o consumidor já conhece sobre o produto e/ou a negociação do preço e das condições de pagamento.
Esse aumento na produtividade exige menos vendedores, embora aumente o número de vendas. Genial, não é mesmo?
7. Expertise para melhores oportunidades de negócio
Todos os tópicos que vimos até aqui levam a sua empresa a identificar e aproveitar as melhores oportunidades de negócio. Pouco a pouco e de um jeito intuitivo, alinham-se os processos operacionais. Dessa forma, a estratégia de marketing digital fica cada vez mais eficiente ou ao menos se estabeleça de maneira mais equilibrada e previsível.
Essa é uma expertise que muitas companhias levam décadas para conquistar. Mas com as ferramentas certas, como o sistema com CRM integrado, a evolução se torna mais simples e rápida.
Todas as suas ações podem ser mensuradas, influenciando até mesmo o treinamento dos colaboradores. Cada vendedor pode ser orientado para variáveis já identificadas e o atendimento ao cliente torna-se praticamente “sob medida”.
Então, agora você já conhece algumas das principais vantagens em adotar um software que integre o CRM à sua estratégia de marketing digital. E, se você quiser saber como funciona na prática, faça seu cadastro gratuitamente na Tangerin e explore novas possibilidades na gestão do seu negócio!
0 Comentários