Pensa em implantar um sistema de gestão em sua empresa, mas ainda possui algumas dúvidas? Leia este artigo, para entender mais sobre a importância desse tipo de programa e quais são os princípios fundamentais quanto seu processo de implantação.

Importância de um Sistema de Gestão para os negócios

O sistema de gestão é importante para qualquer corporação que busca se manter no mercado de maneira atuante e com crescimento gradativo. Principalmente porque a tecnologia está aí para ser usada. Toda empresa que deseja conquistar e manter os seus clientes precisa ser capaz de implementar inovações que vá ajudá-las nos processos vitais para a empresa.

O sistema de gestão consegue promover mais eficiência ao trabalho e pode torná-lo mais produtivo, isso porque fornece mais agilidade nos procedimentos. Como se não bastasse toda essas incríveis funcionalidades, ele pode também reduzir a possibilidade de erros, principalmente relacionado às finanças.

Ao implantar um sistema de gestão, é possível de um único lugar conseguir obter tudo o que está acontecendo dentro da empresa. Sistemas atuais possuem a tecnologia em nuvem, e por isso é possível armazenar todas as informações e acessá-las de qualquer lugar.

Passo a passo de como implantar um Sistema de Gestão

Por mais que o novo sistema para gestão empresarial do seu negocio consiga automatizar boa parte das funções, ainda existe a necessidade de se ter um pessoal comprometido em trabalhar. Principalmente na observância do funcionamento, desempenho, lucros e etc. desse sistema.

Sistema inteligentes darão ao gestor informações e insights fundamentais para uma boa gestão, através de relatórios e inteligência de negócio. Entretanto, a formalização do planejamento estratégico em cima dos dados e métricas passados pelo sistema, reformas nos atos dos trabalhos e procedimentos dependem do gestor.

Por isso é importante analisar alguns pontos antes de implantar um sistema de gestão em sua empresa, para que após o investimento você consiga produzir realmente resultados que beneficie os setores e traga o crescimento que você está buscando.

1. Conheça bem o software que será implantado

Antes de se comprometer em implantar um sistema de gestão e promover mudanças no modo de trabalho, é muito importante que você conheça previamente o sistema que está escolhendo. Ou seja, é necessário que você pesquise mais sobre o funcionamento e reputação daquele produto.

Essa pesquisa deverá ser feita conversando com clientes que já utilizam esse sistema, analisando o sucesso deles depois que o sistema passou a ser utilizado. Analise as que são mais famosas no setor que atua, as novidades que têm recursos diferente e pesquise também por preços. Lembre-se de nunca ficar com uma primeira opção.

Antes de implantar um sistema de gestão, procure pelas soluções que possuem teste grátis. Essa é uma maneira de experimentar e conhecer todos (ou pelo menos os principais) recursos daquele sistema antes de realizar a compra.

2. Saiba exatamente quais são as suas necessidades

Existem muitas opções de sistemas de gestões e, apesar de possuírem estrutura e funcionalidades as vezes muito parecidas, muitas diferenças podem ser importantes de serem observadas antes de resolver contratar aquele serviço.

Para que você tenha certeza que vai implantar um sistema de gestão certo, é necessário que saiba quais são suas necessidades empresariais. Só assim você saberá se o que o produto é capaz de atender a demanda do seu negócio.

Faça uma lista de itens que sua empresa precisa e que não pode faltar num sistema. Por exemplo: Você precisa de um sistema que tenha contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa. Ótimo, até aqui um sistema de gestão financeira simples pode ajudar. Mas você também precisa vender mais, então que tal um sistema CRM? Com suas necessidades listadas, você consegue identificar o que um sistema precisa ter.

Em muitos casos, a melhor solução (e mais vantajosa) é implantar um sistema de gestão empresarial. Sistemas desse tipo integram a empresa como um todo. Melhor do que usar vários sistemas para cada uma das necessidades do seu negócio.

3. Saiba quais são seus objetivos

Assim como é importante saber sobre suas necessidades antes de implantar um sistema de gestão, é importante também ter objetivos estabelecidos, tanto antes da implantação, como durante e depois de todo o processo de instalação.

Saber os objetivos ajuda a manter um padrão na empresa, visto que todo mundo, inclusive o sistema de gestão, irá trabalhar com metas e outros planejamentos, a fim de alcançar aquele plano que foi passado como objetivo.

É importante que todos os funcionários estejam integrados, claro de acordo com a competência de cada função, nos processos da empresa e nos objetivos também. Assim todo mundo fala a mesma língua e o sucesso pode ocorrer de forma garantida e muito mais facilitada.

4. Mantenha os gestores envolvidos no processo

Os gestores são uma parte muito importante da empresa. É necessário que eles se mantenham sempre envolvidos em tudo o que está acontecendo, desde a escolha do sistema até o processo de implementação.

Isso facilitará o processo futuro, visto que eles terão o contato com o novo software desde o começo, causando uma familiaridade que será importante depois da implantar um sistema de gestão. O quanto antes o gestor aprender a utilizar e manusear, conhecendo todos os procedimentos é melhor, os resultados ocorreram ainda mais rápido.

5. Escolha um sistema de gestão fácil de aprender

Implantar um sistema de gestão é uma mudança importante para a organização, mas mudanças geram, muitas vezes, resistência por parte dos funcionários. Uma maneira de evitar isso é conversar com os funcionários, explicando a importância e como tal sistema irá ajudá-los nas suas atividades.

Quando resolver integrar um sistema de gestão, escolha um bom sistema que seja simples e fácil de ser acessado e utilizado. Um sistema muito complicado, pode deixar os funcionários nervosos, aumentando a resistência na aceitação e capacidade de erros.

Além disso, é importante que ele seja um sistema flexível, que passe por atualizações constantemente e que possa ser personalizado de acordo com suas necessidades, assim se mantém sempre inovado e funcionando bem.

O Tangerin, por exemplo, é um sistema de gestão empresarial inteligente, fácil de usar e completamente intuitivo, que integra 3 principais pilares de uma empresa: setor comercial, setor de compras e setor financeiro. Além disso, tem uma vantagem: você pode testar grátis por 7 dias, sem compromisso e sem passar os dados do seu cartão para ver se tem realmente tudo o que você precisa para fazer uma gestão eficaz. Experimente Grátis!