Tangerin/Blog

Sistema integrado de gestão: por que é mais vantajoso e causa menos dor de cabeça?

Por: Consultor Tangerin

Gerir o próprio negócio é o sonho de grande parte das pessoas. E a rotina do empreendedor é repleta de conquistas motivadoras. Mas não podemos esquecer que algumas dores de cabeça também surgem no seu dia a dia. Elas incomodam. E muito! Por esse motivo, apostar num sistema integrado de gestão é uma grande vantagem.

A partir do instante em que o gestor opta por priorizar as soluções para seus anseios, ao invés de apenas se queixar sobre eles, os resultados são mais fáceis de alcançar. É bom lembrar, também, que ter uma empresa com uma gestão saudável melhora a qualidade de vida do próprio empreendedor.

No artigo de hoje, preparamos para você um guia sobre o uso de sistema integrado de gestão empresarial. Afinal, para cada dor existe um remédio, não é mesmo? Eis o receituário que vai lhe livrar das enxaquecas. Boa leitura!

Por dentro de um sistema integrado de gestão

Um sistema integrado de gestão é aquele que centraliza e conecta todas os setores da sua companhia em uma plataforma única. Esse tipo de sistema é projetado justamente para reduzir perdas, otimizar o tempo dedicado às atividades rotineiras e melhorar a produtividade, entre outras tantas utilidades. Falaremos mais sobre elas adiante.

Levando em consideração a situação competitiva do mercado atual, quem busca por uma boa colocação nele precisa contar com uma plataforma como essa. E isso independe das proporções do seu negócio – se queremos ter um bom retorno financeiro, não podemos fugir de uma boa administração.

O sistema integrado de gestão nada mais é que um conjunto de peças que formam um grande quebra-cabeças. Os dados são vinculados uns aos outros, para que se tenha uma visão geral de todas as áreas que compõe a empresa e consiga tomar decisões com maior precisão e agilidade.

Sistemas descentralizados: por que fugir deles?

Infelizmente, ainda é muito comum encontrarmos empresas que usam um ou até mais sistemas diferentes em cada um de seus setores. E essa falta de padronização pode ser morosa.

Imagine um cenário em que o setor de compras compila seus dados de uma maneira. O setor financeiro usa outra para fazer o fluxo de caixa. O setor comercial, armazena as informações dos clientes e potenciais clientes com outra plataforma. Consegue perceber o nó que isso forma na teia do processamento de dados?

Sem falar que esquecimentos, digitações erradas ou quaisquer outras falhas podem gerar gargalos difíceis de se livrar. Os impactos para as finanças podem virar uma verdadeira bola de neve.

E nem mencionamos ainda os problemas técnicos que podem vir a ocorrer, com o próprio equipamento utilizado para tais registros. Ao recorrer à planilhas simples ou sistemas que não estão articulados com a nuvem, a perda de arquivos é letal.

Tais situações podem ser evitadas com o uso de um sistema integrado de gestão. Plataformas desse tipo costumam cruzar as informações e até mesmo automatizar alguns processos. Por exemplo, assim que uma venda é feita pela equipe comercial, o sistema automaticamente gera contas a receber no módulo financeiro. É muito mais praticidade, não é mesmo?

7 benefícios e vantagens de usar um sistema integrado de gestão

O que não faltam são motivos para usar um sistema integrado de gestão empresarial. Poderíamos ficar horas falando sobre isso, inclusive. Mas, para facilitar seu entendimento, selecionamos os 7 principais benefícios e explicamos abaixo. Confere aí e, se surgir alguma dúvida, não hesite em mandar sua pergunta no final da página, ok?

#1. Eliminação de múltiplos softwares

Integrar os processos significa eliminar todos os problemas descritos no tópico anterior. O controle e o andamento dos processos diários ou periódicos é muito mais simples.

#2. Registro completo e confiável de todas informações

Toda empresa gera uma quantidade grandiosa de dados diariamente. Imagina distribuir essas informações em vários blocos de notas, post-its, agendas e planilhas. No final, como saber onde cada informação se encontra?

Ao utilizar um sistema integrado de gestão empresarial, esse dados ficam armazenados e categorizados de maneira totalmente segura. Assim, encontrar ‘aquela’ nota específica ou prestar contas ao líder ou gestor se torna uma tarefa intuitiva e rápida.

Ahh … e tem mais. Os dados de todos os colaboradores da empresa ficam armazenados no mesmo lugar. Imagine cada colaborador atualizar os dados numa planilha diferente. Deve dar um trabalhão para combinar as informações depois, hein?! Pense nisso.

#3. Agilidade nos processos operacionais

Os atuais sistemas de gestão costumam ser simples, intuitivos e velozes. Além de atuarem em nuvem e serem extremamente inteligentes. Isso significa mais agilidade nos processos e otimização da gestão do tempo, dos recursos, da produtividade e da empresa em si.

#4. Redução de custos

Por falar em otimização da gestão do tempo e dos recursos, é possível ser muito mais produtivo e assertivo com um sistema integrado de gestão. Como resultado, têm-se economia de tempo, energia, dinheiro e também de recursos humanos.

#5. Redução de falhas

Ter “retrabalho” é um processo cansativo né? Um dos maiores benefícios da automatização – pode-se entender, por exemplo, trocar as planilhas por um software integrado de gestão – é a diminuição de falhas humanas. Assim, é possível evitar trabalhar mais de uma vez em cima do mesmo procedimento para corrigir erros. Pior … Imagine o problema que daria se os erros não fossem identificados à tempo.

#6. Uso de dashboards

Um painel de controle organizado, inteligente e personalizável às suas necessidades também representa melhoria na gestão. Imagine dar apenas alguns cliques para ter uma visão geral da sua empresa. O controle num sistema integrado de gestão é absoluto!

#7.  Tomada de decisões

As decisões dos gestores do negócio ficam mais claras e assertivas, baseadas em dados concretos e não em suposições. Reduzem-se as perdas e ampliam-se os seus ganhos.

Ganha-se mais ainda quanto o sistema integrado de gestão utiliza o BI (Business intelligence ou Inteligência de Negócios, em português). Sistemas assim fazem o cruzamento de dados, analisando as atividades e os resultados e, com base isso, apresentam, de forma inteligente e automatizada, informações confiáveis para ajudar o gestor na tomada de decisões.

Módulos do sistema integrado de gestão Tangerin

No nosso sistema integrado de gestão, o Tangerin, contamos com módulos diferenciados conectados em uma única plataforma. Nada de grandes livros de anotações ou planilhas múltiplas perdidas no computador. Tudo fica ao seu alcance em poucos cliques:

Gestão financeira

Você não precisa ser um expert em finanças para fazer a gestão financeira da sua empresa no Tangerin! Sintetizamos as necessidades de uma empresa e criamos soluções simples e intuitivas para isso. Nada de recursos que você não vai usar nem processos morosos para a imputação de dados. Tudo isso num sistema integrado de gestão 100% online e acessível de qualquer dispositivo.

Entre os recursos, você pode fazer a gestão de: contas a pagar e a receber, previsões, mútuos, lista de vencimentos, sincronização com extratos e contas bancárias, integração com o caixa físico da(s) loja(s), plano de contas, fluxo de caixa, relatórios e comparativos, Business Intelligence, recibos customizáveis, entre outros.

Gestão comercial

O foco da gestão comercial do sistema integrado de gestão Tangerin é vender mais e fidelizar clientes. Não é atoa que integra os recursos de marketing e vendas para que tal objetivo seja alcançado.

Tem hoje, um CRM completo e robusto, integração com website, automação de marketing – que inclusive é um dos grandes diferenciais da plataforma -, gestão de projetos, propostas e contratos personalizados e até gestão de pós-venda.

No caso da plataforma Tangerin, por exemplo, a gestão comercial é trabalhada de forma linear. Isso quer dizer que, através da integração no site, é possível acompanhar e armazenar dados do usuário do momento que ele entra em contato com sua empresa até o pós-venda. Passa por cada uma dessas etapas para garantir a máxima efetividade no processo de vendas.

Gestão de compras

A gestão de compras também pode ser um processo que gera dor de cabeça. Imagine o prejuízo que seria comprar de uma empresa fantasma. Imagine também comprar com o fornecedor mais barato e receber uma mercadoria de segunda. Vixi, só de pensar já deu dor de cabeça né?

O sistema integrado de gestão Tangerin já pensou em tudo isso e criou uma solução capaz de fazer o gestor gastar menos e comprar com qualidade. Mas como?

Através do controle e avaliação de fornecedores, processo de compras customizável, gestão de orçamentos e cotações, níveis de aprovação de compras, cadastros de alçada para pessoas e muito mais.

Dores de cabeça que podem ser remediadas com o sistema de gestão integrado

Um sistema integrado de gestão como esse é o remédio que faltava para suas dores de cabeça diárias relacionadas à gestão da empresa. Dentre elas:

  • Falta de controle nas finanças;
  • Falta de previsibilidade financeira;
  • Falta de noção sobre quais produtos dão rentabilidade e lucro;
  • Desperdício de investimentos em marketing;
  • Contratos e outros documentos desorganizados ou perdidos;
  • Falhas na comunicação da equipe;
  • Impostos e prestação de contas ao governo;

Essas e outras dores independem do tempo em que você está no mercado. Elas existem! Porém, podem ser solucionadas ou simplificadas com um sistema integrado de gestão.

Crie sua conta gratuita no Tangerin e conheça nossa plataforma! Vivencie o dia a dia de uma empresa bem administrada por um sistema integrado de gestão.

Fale com a gente

-
Não enviamos SPAM
Entre em contato
Atendimento Comercial

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]
(31) 9 9228-8107



SAC/Suporte

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]