Tangerin/Blog

Sistema CRM: o que é e quais são os benefícios para empresas?

Por: Consultor Tangerin

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português. O sistema CRM possui uma abordagem eficiente no qual o foco está no relacionamento com o cliente. Portanto, é essencial conhecê-lo e antecipar suas necessidades para garantir um bom atendimento, satisfação e fidelização do mesmo. A gestão de relacionamentos, por meio do CRM, ajuda a reduzir custos e maximizar os lucros do seu negócio.

Seja uma grande empresa ou um pequeno negócio, existem diversas engrenagens que precisam ser trabalhadas para obter os resultados esperados. Porque além se preocupar com a definição de equipes qualificadas, processos internos, planejamento de marketing e vendas, também é primordial gerenciar o principal foco das empresas atualmente: o cliente!

De nada adianta uma empresa com processos bem definidos e organizados se o cliente não for o centro das atenções da empresa. Não é legal quando você frequenta um restaurante há algum tempo e o garçom consegue te dar sugestões de cardápio baseado nos seus gostos e pedidos anteriores? Certamente a resposta será positiva e a ideia aqui também é essa!

Algumas empresas já possuem o hábito de fazer um “banco de prospects” num caderninho. Porém, ainda que a ideia seja boa, muitas informações podem passar despercebidas quando o cliente volta a fazer um contato.

Se você faz parte do grupo de pessoas que pensam que utilizar ferramentas, como o sistema CRM, para gerenciar o relacionamento com os clientes é um luxo das grandes empresa, este texto existe justamente para mudar esse tabu. Vem ver porque!

Sistema CRM é um termo popular hoje em dia, mas o que significa de fato?

Como dito anteriormente, a sigla CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Porém, muito comumente as pessoas confundem a estratégia com os softwares. A sigla CRM é uma estratégia de negócio focado no cliente, enquanto sistema CRM, como o Tangerin, é um software que permite aplicar a estratégia de forma mais simples, aumentando sua eficácia.

Essa estratégia de negócio compreende as área de marketing, atendimento e vendas. Também é por meio do Sistema CRM que a empresa consegue manter, de forma linear, todas as atividades da empresa. Mais do que uma simples base de clientes, um sistema CRM é um software capaz de integrar dados e históricos detalhados de interação com cada cliente.

Além disso, o software CRM mostra gráficos e relatórios, em tempo real, a partir das informações coletadas. Sobretudo, permite que as empresas tenham insights que ajudam a potencializar as ações estratégicas da organização.

3 principais características de um sistema CRM eficiente

O objetivo do sistema CRM é automatizar e organizar os processos de negociação para maximizar as vendas. Mas como isso é feito? Aumentando a produtividade, reduzindo os custos e melhorando o relacionamento com seus contatos e clientes. Agora que você já sabe o que significa e o objetivo do sistema CRM, está na hora de entender como ele funciona e quais são as suas principais características. Então vamos lá!

Automatiza as tarefas do processo de negociação

Utilizar agenda, planilhas, blocos de anotações e post-its para guardar as tarefas e interações de uma negociação é um tanto arriscado. Afinal, você pode esquecer ou ter dificuldade ao cruzar as informações quando necessário.

O sistema CRM é capaz de agregar todos os processos de um negócio em um software único. Em outras palavras, o sistema libera mais tempo para você se dedicar a outras atividades e se comunicar de forma mais efetiva com cliente em sua etapa de negociação.

Pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora

Foi-se a época em que as empresas precisavam manter toda uma estrutura de servidores dentro da empresa para utilizar um software. Os atuais sistemas CRM’s possuem tecnologia em nuvem e, portanto são flexíveis, adaptáveis e passam por atualizações constantes.

Um sistema CRM que opera em nuvem mantém as informações seguras e 100% disponíveis no ambiente online. Em suma, você e/ou sua equipe ganham mais mobilidade para trabalhar de onde e quando quiser.

Integra várias áreas da empresa

O sistema CRM não tem serventia apenas para a área comercial, muito pelo contrário. Os serviços realizados pelo CRM são mais abrangentes e possuem comunicação direta com diversos setores de uma empresa, como o marketing e administração de metas e comissões de vendedores.

Além disso, o sistema CRM permite a integração com demais softwares corporativos do mercado para aumentar ainda mais a produtividade da sua equipe de trabalho.

E que benefícios você tem ao utilizar um sistema CRM?

Se mesmo depois de tudo que você leu, ainda tem dúvidas sobre implementar ou não um sistema CRM, essa dúvida vai sumir agora. Nós listamos os 4 principais benefícios que você pode ganhar ao usar essa poderosa ferramenta em sua empresa. Quer ver?

1. Visão ampla e completa do seu negócio

O CRM é um software que integra diversos setores da empresa e os centraliza. Consequentemente os gestores terão fácil acesso a todas as informações do negócio e o melhor, em tempo real. Como resultado disso, é possível tomar decisões mais inteligentes e assertivas.

2. Aumento da produtividade

O sistema CRM possui a funcionalidade de automatizar os processos de negociação e torná-los mais rápidos e eficientes. Como resultado, você tem mais tempo livre para criar novas estratégias ou mesmo aperfeiçoar as tarefas que dão mais resultado para o negócio.

3. Evita a perda de clientes

Ter um sistema CRM vai auxiliar na aproximação e relacionamento com o cliente. Quando você documenta todo o histórico de interação entre você e o seu cliente (ou potencial cliente), você também consegue levantar dados importantes sobre o mesmo e pode criar medidas mais eficazes para garantir sua satisfação.

4. Aumento das vendas

Conhecendo o perfil do cliente, é possível identificar o comportamento de compra dele, portanto você tem uma carta na manga para levá-lo a conversão. Além disso, o sistema CRM também ajuda a segmentar as necessidades e interesses do consumidor. Como resultado, você tem oportunidade de fazer novos negócios. Como oferecer a venda de um produto de outra linha (cross-selling) ou até mesmo vender um produto de uma categoria acima (up-selling).

Conseguiu entender o que é um sistema CRM de vendas e como ele funciona? Mais do que um sistema inteligente de cadastro de cliente, o CRM visa o bom relacionamento com o cliente (e potencial cliente) e traz resultados surpreendentes. Agora é só você avaliar se precisa de um sistema CRM e conhecer as funcionalidades que atendam suas necessidades. Se for o caso, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou agendar uma visita para conhecer o Tangerin.

Fale com a gente

-
Não enviamos SPAM
Entre em contato
Atendimento Comercial

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]
(31) 9 9228-8107



SAC/Suporte

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]