Tangerin/Blog

4 dicas sobre administração empresarial para você começar aplicar imediatamente em seu negócio

Por: Consultor Tangerin

Toda empresa que inicia no mercado precisa aliar uma boa administração empresarial com as melhores opções de tecnologias e ferramentas existentes.

É por saber disso que, hoje, listamos 4 dicas sobre gestão de empresas para ajudá-lo. Se você levá-las em consideração, terá grandes avanços em sua empresa. 

“Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje” 

Esta frase representa perfeitamente a essência de uma boa gestão de negócios. Mais do que um método, é uma filosofia centrada na vida das pessoas e na mudança positiva de todos os seus principais aspectos: social, familiar, pessoal e também profissional. 

No ambiente de negócios, diferentes estratégias usadas para melhoria contínua são capazes de aumentar a produtividade. Assim como aumentar o foco em como os processos e atividades individuais são executados e como eles podem ser melhorados. 

A empresa que se concentra na melhoria contínua de sua administração se torna mais competitiva ao longo do tempo e pode reter os benefícios obtidos em seu setor, mas apenas se os esforços de melhoria forem feitos corretamente.

Um bom software de gestão de negócios é, inclusive, uma solução extremamente útil e viável quando o assunto é administração empresarial, afinal ele ajuda a organizar os principais setores da empresa e automatizar processos que antes eram feitos manualmente. Como resultado, ajuda a identificar a eficácia dos esforços realizados e tomar decisões mais assertivas com base em dados.

Como você pode ajudar a gerenciar a qualidade na empresa? 

Os métodos de administração de um negócio trazem uma importante mudança de paradigma na gestão da qualidade da empresa. O produto é importante, mas o resultado acontece de fato a partir de uma série de processos bem feita.

O produto de qualidade obtém o resultado da aleatoriedade, de um conjunto de eventos não padronizados e difíceis de replicar, ou deriva de processos específicos e otimizados para esse resultado específico? 

Não é por acaso que um dos princípios fundadores da administração empresarial é a qualidade total. É por isso que a administração e a qualidade total devem envolver todos os funcionários e cada departamento da empresa e, portanto, implica: 

  • Eficiência de processos. O pessoal deve sempre prestar atenção especial à melhoria e eficiência dos processos. 
  • Empregados envolvidos e satisfeitos. As observações e propostas dos trabalhadores são ouvidas e, eventualmente, implementadas. Um funcionário tão envolvido e valorizado está mais motivado para trabalhar na empresa. 
  • Melhores produtos ou serviços. Como resultado dos dois pontos anteriores, seus produtos ou serviços serão melhores em termos de qualidade, preço, custo de produção e satisfação do cliente. 

4 dicas essenciais para a administração empresarial 

Para trazer a boa gestão para seu próprio negócio, você precisa repensar o próprio conceito de inovação e a relação entre a gerência e a equipe. Nós temos uma solução: o Tangerin, um software de gestão de empresas inovador

1. Otimização dos processos

A inovação deve ser entendida como uma melhoria constante. O primeiro foco deve estar em tornar a infraestrutura e os processos existentes mais eficientes. 

Na forma habitual dos processos, você faz isso com a ajuda de algumas pessoas. Com o Tangerin, você recebe as estatísticas e tudo que engloba o processo, na palma da mão.  

2. Ouça seus colaboradores

Nas relações entre gerência e empregados, a boa administração empresarial deve se tornar transversal. Ou seja, todos devem estar envolvidos no processo de melhoria.

Os funcionários devem ser ajudados a fornecer feedback que possam melhorar. A equipe gerencial também deve treinar os funcionários para que se tornem cada vez mais críticos e fazer sugestões cada vez mais úteis.

3. Dê ao seu time uma visão ampla do negócio

Atualmente, o líder não precisa ficar determinando o que cada colaborador precisa fazer no dia. Os próprios funcionários devem ter autonomia.  

O empreendedor obviamente continua a decidir o destino do negócio – isso faz parte da boa gestão do negócio – mas não o caminho para alcançá-lo. Como tornar seus funcionários mais autônomos? Compartilhar números e metas é a maneira mais eficaz de coordenar um grupo que participa ativamente da vida da empresa.

Utilizando um sistema que ajuda na administração empresarial, é possível compartilhar, em tempo real, as informações do negócio com todos os colaboradores. Através de dashboards interativas, o Tangerin mostra ao seu time comercial a meta mensal, os negócios ganhos e perdidos e o percentual de resultado obtido.

4. Saiba o momento certo de investir na expansão do negócio

Os investimentos ajudam sua empresa a progredir e crescer. No entanto, os vários estágios de crescimento devem ser gerenciados, com níveis claros de sustentabilidade financeira. Isso também faz parte da gestão do negócio.

O instinto empreendedor é uma coisa boa, mas deve ser apoiado por ferramentas que possam medir e fornecer dados precisos, como um software especializado nisso.

O Tangerin possui um módulo financeiro simples e completo que permite administrar as finanças com segurança. Além disso, possui tecnologias de última geração já integradas. Por exemplo, BI – Business Intelligence que transforma os dados isolados em informações úteis para a tomada de decisão.

Viu como é importante uma boa administração empresarial? Apostando nas ferramentas certas, esse processo pode se tornar menos complexo e arriscado. Crie agora mesmo sua conta gratuita no Tangerin para guiar seu negócio na direção correta e de forma muito mais inteligente.

Fale com a gente

-
Não enviamos SPAM
Entre em contato
Atendimento Comercial

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]
(31) 9 9228-8107



SAC/Suporte

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]