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CRM Marketing – 7 vantagens de ter um CRM integrado à sua estratégia de marketing digital

Por: Consultor Tangerin

Os softwares aplicados ao mundo dos negócios são diferenciais competitivos no mercado, isso ninguém pode negar. Através de ferramentas de gestão, as tarefas rotineiras da equipe são otimizadas. Também torna-se mais fácil registrar informações importantes sobre o consumidor. Com isso, o contato com ele fica mais próximo, o que pode vir a gerar novas vendas. 

Essas são algumas das metas do CRM – Customer Relationship Management, que podemos traduzir como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Além disso, um dos grandes méritos do uso desse recurso é o alicerce que ele oferece para que seja elaborada uma estratégia de marketing digital de sucesso. 

No artigo de hoje, vamos apresentar algumas das vantagens mais significativas em adotar o CRM marketing. O potencial dessa tecnologia pode escalar suas vendas e lucratividade. 

Afinal de contas, aguardar passivamente que o público-alvo entre em contato com a sua empresa pode ser sinônimo de desperdício de oportunidades. Ao passo que agir de forma aleatória e sem personalização pode afastar a clientela ao invés de atraí-la.

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é CRM marketing e como implementá-lo em sua empresa sem pagar nada?

Vantagens de integrar o CRM à sua estratégia de marketing digital

Continue conosco e confira os benefícios dessa integração. Vamos lá?

1. Redução nos problemas de comunicação interna 

A comunicação entre as equipes de marketing digital e vendas é importantíssima. No entanto, quando acontecem falhas uma tende a culpar a outra pela falta de eficiência. Ora a equipe comercial joga a culpa para a campanha de marketing que não qualificou o lead o suficiente. Ora a equipe de marketing joga a culpa no comercial por não conseguir fechar a venda.

Ao utilizar um CRM integrado, o sistema pode ser alimentado por pessoas dos setores envolvidos, permitindo um trânsito de informações mais claras e objetivas. Certamente, isso contribui para que os processos de atração e de fechamento de negócios aconteçam de forma otimizada e com menor propensão ao erro.

2. Mais agilidade nas operações 

Quando temos informações confiáveis e disponibilizadas com clareza, elas geram valor. O CRM é capaz não apenas de centralizar os dados dos clientes como também monitorar o seu comportamento e agilizar as operações realizadas pela equipe de vendas. 

Não podemos esquecer que uma das formas de ganhar é evitando perder. Toda empresa em um momento ou outro se depara com informações duplicadas sem saber qual é a correta. Contratempos como esses podem ser evitados quando são deixados de lado os processos manuais. 

Outro aspecto importante da automação da estratégia de marketing digital é que ela acelera o planejamento e a mensuração dos resultados das suas campanhas. Mesmo com altos volumes de dados, o trabalho se torna menos complexo ao passo que permite uma análise fidedigna.

3. Contato personalizado com o cliente 

Os empreendedores que utilizam um bom sistema de CRM conseguem personalizar e aprimorar o relacionamento com a sua base de contatos. Seja via telefone, e-mail ou redes sociais, as informações cadastradas vão identificar qual é a abordagem mais adequada. Assim como qual é o foco de interesse de cada cliente. 

Comunicando-se de uma maneira individualizada, as chances de conquistar a confiança da clientela são muito maiores. O consumidor se sente valorizado e importante para empresa, criando um vínculo mais próximo e seguro. 

LEIA TAMBÉM: CRM e Inbound Marketing: entenda como a união dessas soluções pode aumentar o número de contatos e otimizar o relacionamento.

4. Qualificação de leads 

Na estratégia de marketing digital, especialmente Inbound, é fundamental identificar o perfil ideal e/ou mais propenso a realizar transações com a sua empresa. Aspectos como a localização geográfica, o gênero, a faixa etária, entre outros tantos não podem ser ignorados. 

A qualificação das leads resultante do CRM vai estar intimamente relacionada às oportunidades que o time de vendas terá para entrar em cena com maiores chances de fechar negócio. Essa é uma vantagem que torna a sua abordagem ainda mais inteligente. 

5. Fidelização da clientela 

O contato com o cliente não pode ser finalizado após o fechamento da venda. Afinal de contas, é muito mais provável que ele volte a comprar de marcas que já conhece e confia. Continuar nutrindo sua base de contatos com informações pertinentes e estimulando novas oportunidades de negócios acaba gerando um sistema de fidelização.  

E cá entre nós, o cliente fidelizado não apenas volta a adquirir como também tende a divulgar sua empresa para pessoas próximas a ele. Por essas e outras, o CRM integrado ao marketing digital é muito valioso. No longo prazo, ele diminui custos e traz mais retorno. 

6. Menos vendedores e mais vendas 

Ao monitorar o relacionamento com clientes ou possíveis consumidores, estamos permitindo que o processo de venda seja construído desde o marketing. Direcionamos a clientela, o que facilita o papel desempenhado pelos colaboradores do time comercial.

Isso permite que o vendedor reduza os seus esforços. Muitas vezes, a ele é incumbida apenas a confirmação dos benefícios que o consumidor já conhece sobre o produto e/ou a negociação do preço e das condições de pagamento. 

Esse aumento na produtividade exige menos vendedores, embora aumente o número de vendas. Genial, não é mesmo? 

7. Expertise para melhores oportunidades de negócio 

Todos os tópicos que vimos até aqui levam a sua empresa a identificar e aproveitar as melhores oportunidades de negócio. Pouco a pouco e de um jeito intuitivo, alinham-se os processos operacionais. Dessa forma, a estratégia de marketing digital fica cada vez mais eficiente ou ao menos se estabeleça de maneira mais equilibrada e previsível.

Essa é uma expertise que muitas companhias levam décadas para conquistar. Mas com as ferramentas certas, como o sistema com CRM integrado, a evolução se torna mais simples e rápida. 

Todas as suas ações podem ser mensuradas, influenciando até mesmo o treinamento dos colaboradores. Cada vendedor pode ser orientado para variáveis já identificadas e o atendimento ao cliente torna-se praticamente “sob medida”.  

Então, agora você já conhece algumas das principais vantagens em adotar um software que integre o CRM à sua estratégia de marketing digital. E, se você quiser saber como funciona na prática, faça seu cadastro gratuitamente na Tangerin e explore novas possibilidades na gestão do seu negócio!

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