Investir no relacionamento com o cliente, dispondo de um programa de relacionamento bem fundamentado para fidelizá-lo, resulta em uma série de benefícios para os seus negócios. Hoje, conversaremos a respeito disso.
Seja na perspectiva B2C, Business do Consumer, ou B2B, Business to Business, o programa de relacionamento é uma estratégia eficaz de aumentar e melhorar suas vendas. Afinal, na escalada evolutiva do mundo dos negócios, o cliente tem cada vez mais relevância e participação nos negócios.
Analisar o comportamento do nosso público-alvo e procurar atender aos seus anseios com eficiência é algo determinante hoje em dia. Ao manter seu engajamento, só temos a ganhar. Quer ver como? Acompanhe a seguir.
Em uma breve explicação, um programa de relacionamento ou de recompensa é um esforço de marketing voltado para criar uma relação entre o consumidor e a empresa para que o consumidor seja leal à marca, ou seja, prefira consumir os produtos ou serviços mais de uma vez.
Aliar o programa de relacionamento ao CRM (sigla para Customer Relationship Management ou, em bom português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia rentável.
De acordo com o levantamento de dados feito pela Capterra, a título de exemplo, 47% dos usuários de CRM entrevistados afirmaram que esse tipo de tática teve impacto positivo na sua retenção de clientes. O mesmo percentual se aplica para a satisfação dos consumidores.
Já a Nucleus Research constatou que, a cada 1 dólar investido em CRM, o retorno médio para a empresa foi de 8,71 dólares. Impressionante, não é mesmo?
Nesse sentido, o programa de relacionamento é a melhor aposta sem sombra de dúvidas. Não apenas os dados estatísticos, mas também a percepção no dia a dia dos empreendedores tem demonstrado isso.
É muito mais simples reter os clientes da marca do que apenas correr em busca de novos. E mais seguro também. Veja o porquê no checklist a seguir.
Clientes fidelizados retornam mais vezes para comprar e estão sempre de olho nas suas novidades. Isso potencializa seu investimento inicial naquela pessoa e ainda aumenta o faturamento do seu ticket médio.
Por já conhecerem a metodologia e o funcionamento da empresa, já possuírem cadastro, realizarem compras recorrentes e fazer parte do programa de relacionamento, os clientes fiéis demandam de menos recursos para serem atendidos. As negociações ficam mais rápidas e simplificadas.
Clientes engajados, tornam-se propagadores da sua marca. E o próprio senso comum já sabe que a propaganda no “boca à boca” é a melhor que tem. O que é confirmado por um estudo da Nielsen, que chegou a impressionante marca de 92% de consumidores que lhes revelaram confiar totalmente nas recomendações de amigos e familiares. O marketing de indicação é poderoso e seus próprios compradores o fazem para você. Por que não usar um bom programa de relacionamento para induzir isso?
Ao contar com as informações obtidas em seu programa de relacionamento, é possível aumentar a base de dados e aplicar o BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) com eficiência. Isso ajuda muito nas decisões para companhas ou ações futuras e proporciona uma base de lead sólida.
Outro fator interessante sobre o programa de relacionamento é que consumidores fidelizados estão dispostos a pagar mais pelo seu produto, por conhecerem a sua qualidade. Eles evitam arriscar e comprar na concorrência pois podem se decepcionar.
Tendo em vista todos os incríveis benefícios que o programa de relacionamento pode trazer para o seu empreendimento, chegou o momento de falarmos sobre como colocar o seu programa prática. Esse passo a passo simples vai lhe inspirar:
Para começar a pensar em seu programa de fidelidade, verifique os motivos pelos quais seus clientes não estão voltando a fazer negócio com a sua empresa. Analise, também, o que a concorrência tem feito nesse sentido;
Defina qual será a motivação do programa de fidelidade que você vai oferecer para o seu cliente comprar mais. Brindes da própria loja, brindes de empresas parceiras, descontos… as possibilidades são inúmeras e ficam a seu critério;
Assim como em um jogo, é preciso definir suas regras para quem participar do programa de relacionamento;
Escolha a maneira mais adequada para acompanhar as compras realizadas pelos seus clientes. Você pode optar por um cartão fidelidade, uma escala de pontos, estrelas, ou a maneira que achar mais propícia de acordo com a sua área de atuação. Um exemplo interessante é a gamificação que faz as pessoas comprarem mais em busca de maiores benefícios.
Batizar seu programa de relacionamento também é importante. Solte a criatividade e tenha em mente algo fácil de “grudar” na cabeça das pessoas;
De nada adianta um programa de fidelidade tão bem elaborado e funcional se ele não for divulgado, certo? As redes sociais, o caixa da sua empresa, cartazes ou uma campanha de marketing podem lhe ajudar nesse sentido.
O programa de relacionamento da Marvel, chamado Insider (“por dentro”), é um dos mais interessantes do momento, em seu meio. A marca recompensa seus fãs com pontos, não apenas por compras, mas também por ações específicas que ajudam a divulgar a empresa.
Eles são incentivados a adotar comportamentos estratégicos como: usar hashtags referentes aos produtos e à marca nas redes sociais, assistir os trailers de seus filmes, fazer check-in em eventos, entre outros. Conforme acumula pontuação, as recompensas chegam. Elas vão desde brindes, encontros com seus ídolos até sua imagem feita pelos desenhistas dos filmes Marvel.
Outro caso é o da cafeteria Starbucks. Seu programa de fidelidade é conta com um cartão em que são acumuladas estrelas e os benefícios decorrente delas são gradativos.
Os usuários que fazem o cadastro são contemplados com uma bebida grátis no seu aniversário, um cardápio secreto, acesso antecipado ao lançamento de seus produtos e pagamento facilitado por meio de um aplicativo. Um dos fatores mais significativos para o marketing da empresa são as estrelas extra para quem optar por receber a newsletter da empresa.
Uau! As dicas de hoje foram valiosas, concorda comigo?
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