Tangerin/Blog

Business Intelligence: o que é e como tomar decisões estratégicas baseadas em dados

Por: Consultor Tangerin

No artigo de hoje, a proposta é bater um papo sobre como o Business Intelligence tem influenciado o mundo corporativo. Agora vamos discorrer sobre a importância de tomar decisões com base em dados confiáveis. 

Logo de cara, que tal imaginarmos uma situação hipotética para a aplicação do conceito? Digamos que a sua empresa desenvolveu um novo produto com grandes chances de sucesso. O próximo passo é divulga-lo para o seu público alvo, certo?

Toda a sua equipe está muito segura de que o êxito nas vendas é iminente. No entanto, ele não acontece. O lançamento do produto não teve muita repercussão e o retorno do investimento foi baixo. E agora? 

Uma das ferramentas para identificar o que deu errado é o uso de Business IntelligenceAssim, sua estratégia pode ser aprimorada para uma próxima tentativa. Saiba mais a respeito nos próximos tópicos!  

O que é BI – Business Intelligence? 

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito de BI, ele nada mais é do que uma metodologia de inteligência voltada para os negócios. Trata-se da coleta de dados através de softwares que interpretam as informações e fornecem um embasamento confiável para a tomada de decisões do gestor. 

O emprego desse tipo de programa já não é novidade. Com isso, muitas companhias saíram do amadorismo e se profissionalizaram utilizando tecnologias inteligentes. E cá entre nós, sair do “achismo” para administrar uma empresa com base em dados precisos é sinal de maturidade, não é mesmo? 

Business Intelligence  versus  Big Data 

Para muitos, o termo Business Intelligence e as menções a dados coletados devem ter feito lembrar do famoso Big Data. Estariam esses dois conceitos relacionados? Sim, sem dúvidas!

Big Data quer dizer uma quantidade enorme de dados que são gerados ou referentes a um determinado assunto. No mundo dos negócios, é muito comum que informações de diferentes fontes sejam estruturadas a fim de otimizarem os procedimentos de uma empresa. Isso tem se firmado desde o surgimento da internet e continua muito em voga atualmente. 

A conexão do Big Data com o BI é muito estreita. A propósito, foi justamente por conta da necessidade de administrar com eficiência os dados gerados diariamente por cada empresa que o BI surgiu. 

As chamadas tecnologias inteligentes estão mudando a maneira como os empreendedores administram os seus negócios. É possível automatizar processos corriqueiros, acelerando e aperfeiçoando a tomada de decisões. Como resultado, obtém-se mais assertividade e produtividade.  

Novas tendências demandam de novas estratégias  

Softwares como o Tangerin são soluções de SaaS (Software as a Service) que estão se popularizando cada vez mais. E por mais que inicialmente haja uma certa resistência em aderir a sistemas automatizados com Business Intelligence, quem o faz jamais se arrepende.  

As ferramentas disponibilizadas nos programas de gestão padronizam operações, centralizam dados. Assim como interligam os diferentes setores da empresa e minimizam falhas humanas. Enfim, são inúmeras as vantagens e elas serão detalhadas posteriormente. 

Se levarmos ainda em consideração a ampliação do acesso à internet e aos smartphones, ignorar a necessidade de a sua marca estar presente online é sinônimo de retrocesso. Mas se já é difícil de administrar uma ou mais lojas físicas, imagine quando a empresa decide se firmar no mundo virtual também.  

É justamente aí que o Business Intelligence entra em cena mais uma vez. Ele não apenas integra o físico e o online, como também otimiza a gestão, tornando-a muito mais eficiente. Novos tempos e novas tecnologias demandam de novas estratégias de atuação, não podemos fugir disso.  

Vantagens a aplicação do Business Intelligence  

Conforme prometido, aqui estão algumas das principais vantagens em aplicar estratégias de BI na sua empresa: 

  • Tomada de decisões mais precisas: há quem diga que informação é poder. E, de fato, com a conversão de dados brutos em informações estratégicas, o gestor escolhe caminhos mais assertivos para a empresa; 
  • Planejamento coerente: os dados não mentem e, portanto, permitem uma visão ampla e verdadeira sobre quais são os passos mais inteligentes a serem tomados; 
  • Procedimentos aperfeiçoados: pouco a pouco, a empresa acaba adquirindo o know how necessário para que seus procedimentos sejam melhorados e agilizados. Afinal de contas, objetividade e eficiência são elementos chave para o sucesso nos negócios; 
  • Entrega de melhores resultados: procedimentos mais assertivos, objetivos, ágeis e eficientes também se traduzem em entrega de melhores resultados que impactam a companhia como um todo; 
  • Redução de custos e maior lucratividade: outra consequência direta de todos os itens mencionados até aqui é a otimização do orçamento da empresa. É um ciclo virtuoso em que os recursos da empresa são investidos com maiores garantias de retorno;
  • Expertise para prever demandas: o histórico de informações que o software guarda, administra e interpreta permite a previsão de demandas. De certo, a empresa consegue se preparar para momentos de elevação ou de queda nas vendas; 
  • Descoberta de novas oportunidades:Business Intelligence é capaz de prever o comportamento do seu público-alvo. De mesmo modo, consegue identificar o que o consumidor realmente espera, fazendo com que o gestor perceba cenários e tendências que oportunizam novos negócios; 
  • Obtenção de indicadores de desempenho: realizar um planejamento e colocá-lo em prática com competência é primordial. Mas avaliar o que deu certo ou não também é. E o sistema com BI colabora emitindo relatórios e indicadores precisos de desempenho. Assim, torna-se mais fácil reorganizações estruturais ou estratégicas. 

Que tal testar isso tudo na prática?  

Com toda a “teoria”, você já deve ter percebido o quão importante é adotar um sistema com Business Intelligence. Igualmente deve ter notado que as vantagens de um programa como esse são inúmeras. Mas que tal testar tudo isso na prática? 

Tangerin é um software de gestão inteligente que conta com BI e é repleto de recursos testados e aprovados por inúmeros gestores. Faça você também um cadastro gratuito, experimente o sistema e entenda como a plataforma funciona por dentro. 

Enfim, por hoje é isso. Nos vemos em breve, tchau! 

Fale com a gente

-
Não enviamos SPAM
Entre em contato
Atendimento Comercial

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]
(31) 9 9228-8107



SAC/Suporte

Seg a Sex: 09h às 17h
[email protected]