automação de marketing é uma prática que veio para ficar. No entanto, nem todos os gestores têm consciência de tudo que essa ferramenta é capaz de oferecer. Mas já adianto que o potencial dela é enorme!

O surgimento de tal estratégia se deu por conta da necessidade de simplificar processos e agilizar tarefas repetitivas, isso é fato. Mas não é somente para e-mail marketing que ela se aplica. Podemos extrair uma série de vantagens proporcionadas pelo registro de interações com o cliente.

Sistemas de automação permitem manter um relacionamento com o consumidor altamente personalizável, escalando as vendas. Passamos a entender o comportamento do público-alvo da empresa e, a partir de então, conduzi-lo a favor do fechamento de negociações bem sucedidas.

Esse fluxo acontece, em linhas gerais, na seguinte ordem:

  • Atração de clientes em potencial;
  • Conversão deles em leads (contatos);
  • Fornecimento de conteúdo relevante para que ele conheça melhor o seu produto;
  • Fechamento da venda e acompanhamento posterior do seu grau de satisfação;
  • Fidelização do cliente para posteriores negociações e divulgação espontânea da marca.
  • Interessante, não é mesmo? Nos próximos tópicos, você vai conhecer os 10 principais benefícios da automação de marketing que podem ser extremamente vantajosos para a sua empresa. Continue conosco!

10 vantagens da automação de marketing para os negócios

Se você tem um negócio, precisa melhorar sua produtividade (ou da sua equipe) e aumentar as vendas, essa é a ferramenta ideal. Veja só o porquê:

#1. Comunicação personalizada com o consumidor

As soluções de automatização fornecem informações estratégicas para que a sua interação com os consumidores seja atrativa. Evita-se uma abordagem impertinente e indesejada. Afinal de contas, podemos diagnosticar ao certo quais são os reais interesses dos visitantes do seu website, a título de exemplo.

Basicamente, o que a automação de marketing oferece nesse sentido é a entrega do conteúdo correto para a pessoa correta e no momento mais conveniente. As particularidades de cada pessoa são contempladas, o que faz com que ela se aproxime mais da sua marca e não se sinta perturbada com o seu contato.

#2. Melhoria no relacionamento do público-alvo com a sua marca

A partir do momento que o direcionamento do conteúdo conquista seu público ideal, ele mesmo oferece o próprio contato para ser convertido em leads e continuar recebendo informações. O engajamento é muito maior e mais eficiente do que o observado nas técnicas de marketing anteriormente utilizadas. Por consequência, a prospecção de vendas finalizadas aumenta.

#3. Padronização dos seus processos internos

Uma dos maiores trunfos da automação de marketing é a padronização dos processos internos adotados pela empresa. O próprio cliente percebe quando a empresa é profissional nesse aspecto. Mais uma razão para ele confiar nos seus produtos e serviços.

Além disso, a experiência adquirida na plataforma permite conhecer as principais dificuldades em fechar negociações e de que maneira elas podem ser superadas. Pouco a pouco, sua base de recursos de conquista da clientela cresce e pode ser aplicada em diversas situações da mesma maneira. A propósito, isso otimiza o treinamento de novos funcionários.

#4. Melhoria na frequência e qualidade do conteúdo produzido para as suas redes

É importantíssimo manter a periodicidade no conteúdo que você oferece ao público. A automação de marketing não apenas ajuda a manter essa frequência como também permite ajustes rápidos para que as informações sejam mais ricas e interessantes. Sem sombra de dúvidas, esse é um trampolim para o crescimento do seu negócio.

#5. Uso racional do tempo do gestor e dos colaboradores

Tanto as agências de publicidade como as empresas que utilizam esse tipo de automação adquirem a capacidade de racionalizar o uso do tempo. Tarefas repetitivas são feitas automaticamente e em larga escala.

O principal resultado disso é o ganho na produtividade e também a melhoria no foco do gestor e dos colaboradores. O software permite que a atenção humana se detenha ao que é realmente necessário.

#6. Aceleração do ciclo de vendas

O conteúdo produzido e acessado por sua persona já é a primeira etapa da venda. Ele está sendo educado com informações pertinentes ao seu produto. Quando ele chega à loja física ou mesmo à loja virtual, já sabe exatamente o que quer e quais serão as funcionalidades daquilo que vai adquirir.

Em outras palavras, o contato com o vendedor é acelerado. Resta a ele somente esclarecer possíveis dúvidas ou ajudar a definir as condições de pagamento.

#7. Diminuição de custos para a empresa

Todos os itens vistos até aqui levam a um resultado que, com toda certeza, agrada a qualquer empreendedor: a redução nos custos. Precisamos ter em mente que são múltiplos os investimentos realizados para conquistar a clientela. Mas o trabalho de automação de marketing reduz esse valor, além de fazer com que seja melhor empregado.

#8. Aumento da lucratividade dos negócios

Outro aspecto financeiro é o aumento da lucratividade. E isso não se deve somente à redução de custos. Também se dá pelo sucesso na atração de clientes. Eles são conquistados, fidelizados e levam a sua marca adiante ao realizarem publicidade voluntária indicando para familiares e amigos.

#9. Controle e gerenciamento das campanhas de marketing

As campanhas realizadas na internet podem ser feitas em diversos canais ao mesmo tempo. Como controlar e gerenciar isso tudo? Através da automação de marketing, é claro! Você tem a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados em múltiplas redes e plataformas.

#10. Praticidade para mensuração e análise de métricas

Seja para saber com dados concretos se uma campanha de marketing deu certo ou seja para corrigir possíveis falhas, é necessário mensurar resultados. Em geral, a análise dessas métricas é complicada.

No entanto, a automação facilita o trabalho e pode gerar gráficos e relatórios confiáveis e práticos de compreender. O sistema já é projetado para isso. Assim, se torna descomplicada a tarefa de avaliar quais campanhas são efetivas e quais podem ser finalizadas. Mais uma vez, isso gera economia e assertividade na sua tomada de decisões.

E então, está convencido da relevância que a automação de marketing tem no mundo dos negócios? Para maiores dúvidas, nossa equipe está à sua inteira disposição. Até breve, com mais dicas!