Os caminhos do empreendedorismo podem ser um tanto quanto sinuosos. Aventurar-se nesse meio é uma tarefa desafiadora, todavia muito recompensadora. Para tanto, organização e estratégia são pré-requisitos fundamentais no dia a dia de todo o empreendedor.

Inúmeras empresas, desde as startups até as que já estão consolidadas, eventualmente optam por uma abordagem mais informal na administração de seus negócios. Ferramentas de gestão são escolhidas para atender necessidades circunstanciais ou esporádicas.

Hoje conversaremos sobre as 7 ferramentas de gestão essenciais que todo empreendedor deveria conhecer. Tratam-se de programas e tecnologias que descomplicam o controle dos negócios, planejamento e execução de atividades e a tomada de decisões. Quer ver só? Acompanhe a seguir!

7 Ferramentas de gestão capazes de organizar e gerar ganhos de produtividade

Lembrando que a lista a seguir não segue um padrão decrescente, ou seja, do melhor para o pior. Serve apenas para listar ferramentas de gestão úteis para praticamente todos os tipos de negócio.

Evernote

Ferramentas de Gestão - Evernote

Sendo facilmente acessado de qualquer dispositivo mobile, o Evernote é uma das ferramentas de gestão que auxilia na elaboração de projetos. Para empresas e grupos, essa ferramenta ajuda a organizar as informações compartilhadas em brainstorms – tempestades de ideias.

O programa lembra muito um banco de recortes e anotações estilo clipping. Nele, é possível salvar diversos tipos de documentos, textos, imagens e vídeos. Até os mais bagunceiros conseguem se organizar em meio a tantos dados, pois há uma função de pesquisa bastante prática entre seus comandos.

O Evernote começou como um simples aplicativo para anotações. Hoje em dia, três alternativas de conta são disponibilizadas: a Basic, a Premium e a Business – somente a primeira de forma gratuita e, logicamente, com menos funções.

Trello

Ferramentas de Gestão - Trello

O Trello é uma das ferramentas de gestão online mais famosas. Ela pode ser acessada a partir de qualquer navegador de internet ou através de apps para iPhone, iPad, telefones Android, tablets e até relógios.

Por fazer uso do estratégico método Kanban, essa ferramenta de gerenciamento de projetos lembra um mural com post-its, conta com uma interface multifuncional que se ajusta de acordo com as prioridades de seus usuários.

Apresentando a possibilidade de manuseio individual ou coletivo, no Trello é possível organizar quadros e listas de tarefas, com comentários e upload de arquivos. Sua aplicabilidade não se restringe à empreendedores. Há quem utilize esse instrumento para planejar estudos, viagens e outros projetos.

Apesar das facilidades proporcionadas na versão gratuita, ela é limitada. Para empresas, os pacotes premium Business Class e Enterprise (pagos em dólares) oferecem maior segurança, garantia de suporte, possibilidade de integração com outros aplicativos e recursos adicionais essenciais.

Dropbox

Ferramentas de Gestão - Dropbox

O Dropbox consiste em uma ferramenta de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, com integração com o Google Drive. A ideia dessa e de outras ferramentas de gestão desse modelo é liberar a memória de seus dispositivos móveis, guardando-os numa ferramenta de backup acessível para a equipe a partir de 3 pessoas.

Existem diferentes versões do Dropbox. Elas vão desde a gratuita (Basic) até as pagas (Plus, Professional, Standard, Advanced e Enterprise), dependendo dos anseios de cada usuário ou empresa.

Arquivos considerados grandes, como os de Photoshop, PowerPoint e Sketch podem ser desenvolvidos em conjunto dentro da plataforma. Com isso, a colaboração criativa é facilitada e sincronizada. No entanto, os recursos avançados e o espaço disponível dependem do plano escolhido.

Zapier

Ferramentas de Gestão - Zapier

O Zapier é uma ferramenta interessante para quem deseja integrar diferentes ferramentas de gestão da web. Ele permite, por exemplo, incorporar informações do seu Google Calendar com aplicativos de lista de tarefas.

O trabalho desse programa é levar dados de um lugar para o outro, como em um serviço de entregas. Tudo isso sem a necessidade de ter grandes conhecimentos na área de programação.

No plano gratuito, o Free Forever, há restrições na quantidade de aplicativos compatíveis e conexões. Mas ele contempla o Evernote, o Dropbox e o Trello. Já nos planos pagos, o For Work e o For Teams, são inclusas interações com o Facebook Lead Ads e o PayPal, por exemplo.

Runrun.it

Ferramentas de Gestão - Runrun.it

O Runrun.it é outra das ferramentas de gestão online eficientes quando o assunto é fazer o gerenciamento de tarefas, tempo e desempenho, capaz de organizar o fluxo de trabalho das equipes. O serviço foi construído em cima das necessidades de gestores e é totalmente dedicado ao aumento da produtividade.

Existem apenas 2 planos disponíveis: o plano Corporate a partir de 5 usuários e plano Enterpise para grandes empresas. A plataforma também possui uma política de teste grátis. São disponibilizados 14 dias de acesso sem restrição para experimentar a ferramenta.

ContaAzul

Ferramentas de Gestão - ContaAzul

O ContaAzul é uma ferramentas de gestão focada em finanças para micro e pequenas empresas mais populares do país. Com esse sistema é possível automatizar as rotinas financeiras, como contas a pagar e receber,  fluxo de caixa e emissão de boletos. Isso ajuda a melhorar a precisão dos dados e contribui para a tomada de decisões.

Com essa ferramenta é possível ter uma visão mais ampla do negócio e se organizar quanto às despesas, custos e receitas do empreendimento, de modo a descomplicar o setor de finanças.

Os planos do ContaAzul são divididos entre: Autônomo, Micro, Pequeno e Médio, se associando ao perfil de cada empreendimento e suas necessidades. Desse modo, o plano Autônomo suporta um usuário, o plano Micro 2 usuários e assim por diante.

Tangerin

Ferramentas de Gestão - Tangerin Gestão Empresarial Inteligente

O Tangerin é uma ferramenta de gestão empresarial online completa e inovadora, ideal para pequenas e médias empresas. Ela visa não apenas a comunicação entre os gestores e os colaboradores, como também toda administração dos negócios.

Por intermédio de processos lineares, é possível integrar os setores da empresa em um único lugar. O software contempla a gestão comercial (Marketing e CRM), financeira e de compras. Todas as etapas ficam alinhadas em um “super funil”, que facilita a tomada de decisões por conta de uma visão mais ampla de todos os dados do empreendimento.

Além disso, utiliza a tecnologia de BI para organizar e tabular os dados e transformá-los em informações importantes para a tomara de decisões. E para o setor comercial, essa ferramenta apresenta diversos recursos de marketing, como automação de marketing, campanhas de marketing e landing pages.

Os planos começam pela versão free, para 2 usuários apenas e contempla alguns recursos dos módulos Comercial e Financeiro. Você inclusive pode criar sua conta grátis agora mesmo!

Os planos Essencial e Pro são mais completos, com diversos recursos dos módulos de Vendas, Finanças e Compras. A melhor escolha depende da necessidade da companhia. A implementação do sistema inclui uma consultoria com treinamento. De toda forma, é simples, intuitivo e facilmente integrado com outros aplicativos via API.

Para fazer um teste gratuito do Tangerin, basta realizar um simples cadastro. Não é necessário informar o cartão de crédito e o usuário pode experimentar sem compromisso.

Conclusão

Em meio à tanta concorrência, adotar ferramentas ajudam (e muito!) na rotina das empresas. Mas, para empresas que pensam além, adotar um sistema sólido e padronizado pode resultar em uma posição à frente no mercado. Encurtar processos automaticamente, através de ferramentas de gestão mais completas e bem estruturadas é a solução de eventuais problemas bem como a evolução e expansão dos negócios com mais chance de sucesso.

É importante que as empresas focalizem os esforços de sua equipe no que é, de fato, essencial. Isso garante a melhoria e fluidez dos processos operacionais quotidianos. Usar algumas ferramentas de gestão e softwares de auxílio nos processos gerenciais é uma boa saída para a harmonia entre despesas e receitas da companhia.

Essas são as dicas de ferramentas de gestão de hoje. Qualquer dúvida, é só você deixar na área dos comentários.

Se você já teve uma experiência positiva ou não com alguma das ferramentas citadas acima ou queira indicar outras que ajudam ou ajudaram a sua empresa no processo de organização e ganho de produtividade, não deixe de enviar no campo de comentários abaixo. Nós e nossos leitores adoramos novidades! rs