Marketing de Relacionamento é sobre relações. Mais que efetuar uma venda, a chave para o sucesso de qualquer empresa está em construir relacionamentos e fidelizar seus clientes, até que eles virem verdadeiros advogados da sua marca.

Você já passou por alguma experiência positiva com alguma marca ao ponto de comprar só produtos que ela oferece?

A Apple, por exemplo, possui clientes fiéis e evangelizadores. Independente de questões financeiras, milhares de fãs adquirem o novo modelo de iPhone assim que ele é lançado, por exemplo. Será que a Apple atingiu esse patamar só porque queria vender mais? Por que será que ela se dá ao trabalho de criar experiências positivas para seus clientes?

A resposta é clara! As empresas perceberam que existe algo mais valioso na geração de negócios: a satisfação do usuário. A partir disso, o cliente se mantêm em primeiro lugar desde o desenvolvimento do produto até a promoção de venda. E é aqui que o Marketing de Relacionamento surge com o intuito de conquistar e criar relações a longo-prazo com os clientes.

Mas, o que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de Relacionamento é a união de estratégias usadas por empresas para prospectar, se relacionar e fidelizar clientes. Os principais objetivos do relacionamento é conquistar clientes ao ponto deles se tornarem clientes fieis e divulgadores da sua marca. Bem como é possível se tornar referência no mercado por oferecer experiências positivas ao usuário utilizando o marketing de relacionamento.

Para conseguir atingir estes objetivos, as empresas precisam oferecer vantagens para os clientes e potenciais clientes visando sua fidelização. A ideia aqui é atingir os objetivos do cliente e sua satisfação total com a marca.

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

Em primeiro lugar, o que um empreendedor deve ter em mente em relação ao Marketing de Relacionamento é que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo. Isso significa que manter os clientes felizes aumenta as chances deles continuarem na sua empresa e abrir novas oportunidades.

Além disso, quando o cliente está contente com sua marca, as chances dele indicar para os amigos é muito maior. Grande parte dos lucros da sua empresa virá de clientes já existentes e do marketing boca a boca – influenciando na aquisição de novos clientes.

Mais do que gerar receitas recorrentes, o Marketing de Relacionamento serve para aproximar o cliente da empresa, melhorar as taxas de engajamento e reduzir o custo de aquisição de clientes.

5 vantagens que as estratégias de Marketing de Relacionamento trazem para o seu negócio

Na Era da Busca, os usuários têm acesso a informações o tempo todo e mais, têm o poder de escolha. Agora a experiência positiva e a satisfação do usuário ficam em primeiro lugar quando o assunto é criar e vender.

O Marketing de Relacionamento é uma alternativa para cativar os usuários de cara, além de ser um diferencial competitivo.

Nós já citamos algumas vantagens das estratégias de relacionamento no decorrer do texto, mas para deixar ainda mais claro, nós listamos os 5 vantagens do Marketing de Relacionamento para sua empresa. Confira!

#1. Aproximação com os clientes

O Marketing de Relacionamento aproxima seus clientes ao ponto que é possível conhecer melhor seu cliente e identificar as soluções ideais para esta pessoa.

A partir disso, você sabe como segmentar e se comunicar com os usuários que estão alinhados com o seu negócio. Utilizando as estratégias de Marketing de Relacionamento é possível identificar oportunidades e entregar exatamente o que o cliente precisa.

Mas não pense que oferecer um bom atendimento já é estratégia de Marketing de Relacionamento. É necessário um atendimento personalizado que ofereça “algo a mais”, que extrapole as expectativas do usuário. Pois isso cativa e faz o cliente se tornar um fã da sua marca.

#2. Otimização do funil de vendas

Com o Marketing de Relacionamento, você conhece melhor seu cliente em potencial – agilizando a nutrição – e cria vínculos emocionais entre cliente e marca. Logo, o ciclo de vendas diminui, as taxas de conversão aumentam e o funil de vendas fica mais ágil.

#3. Maior fidelização

Ao trabalhar com Marketing de Relacionamento o foco deve ser em estimular a lealdade e a criação de vínculos emocionais com a sua marca. Isso ajuda a melhorar a retenção de clientes, ou seja, ele vai ficar mais tempo com sua empresa e possivelmente vai voltar a comprar.

#4. Aumento do faturamento

Uma das vantagens do Marketing de Relacionamento, que é também uma consequência do uso das estratégias, é o aumento do ROI (retorno sobre investimento). O faturamento também aumenta consideravelmente, afinal após criar uma relação de confiança com o usuário, as chances dele se manter na sua empresa ou de novas oportunidades surgirem são maiores e mais realistas.

#5. Posicionamento no mercado

Relacionamento personalizado, satisfação total e confiança são alguns dos itens essenciais para tornar uma empresa referência no mercado. Mesmo com produtos e tecnologias similares, uma empresa consegue se diferenciar da concorrência por meio de ações de relacionamento que cativam e conquistam.

Por fim, fica claro que mais que vender produtos e serviços, suas equipes de Marketing e Vendas devem estar preparadas para aplicar as estratégias de Marketing de Relacionamento para prospectar leads, se relacionar e fidelizar clientes.

Sobretudo, lembre-se que uma boa relação e satisfação do cliente com a marca geram laços emocionais ao ponto deles se tornarem leais e verdadeiros advogados e disseminadores da sua marca.

Que tal começar a planejar e aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa? Como você viu, os resultados disso só poderão ser benéficos e o melhor é que os resultados disso serão permanentes.

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